OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 31 de agosto de 2010

VOCÊ SE CONDUZ PELO SEU ESPÍRITO OU PELO ESPÍRITO DE DEUS ?


Terça Feira
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1Cor2,10-16

São Paulo afirma que somente o Espírito de Deus pode conhecer Suas profundezas infinitas. Analogamente, apenas o espírito do homem pode conhecer o que se passa dentro do próprio homem. A partir deste princípio, São Paulo tira a seguinte conclusão: “Existem dois tipos se seres humanos: o homem natural, também chamado carnal, que é o homem todo inteiro, corpo e alma, pois para o semita São Paulo não havia distinção entre alma e corpo, como faziam os gregos platônicos”.

O homem carnal é o homem todo inteiro, mas não guiado por Deus, deixado a si mesmo, conduzido por sua própria capacidade. Contrariamente, ou oposto a este, existe o homem espiritual, que também é homem todo inteiro, mas conduzido pelo Espírito de Deus.

Que oposição existe entre o homem carnal e o espiritual? Na verdade, existem aqui dois estilos de Vida completamente opostos e jamais conciliáveis. O homem carnal nunca compreenderá o que quer que seja vindo do Deus da Revelação. Pode ter a profundidade de um filósofo especulador, pode conhecer muitos segredos da natureza, mas jamais conhecerá o que se passa na mente de Deus, jamais atingirá a Revelação divina judaico-cristã.

Diferentemente, o homem espiritual, isto é, o homem conduzido pelo Espírito de Deus, é capaz de penetrar o interior da intimidade com Deus, é capaz de aquilatar o que provém verdadeiramente de Deus.

Entre as duas figuras humanas existe um abismo colossal e intransponível. O homem espiritual sabe o que se passa na cabeça do homem carnal, pois ele também foi carnal antes da conversão ao Senhor, mas o homem carnal não é capaz de imaginar sequer remotamente o que se passa dentro do homem espiritual.

O homem espiritual é capaz de compreender a Revelação de Deus e encontrar em seu interior maravilhas que o extasiam. O homem carnal contempla as mesmas coisas e diz: loucura, insensatez absoluta, e assim não se dá uma comunicação perfeita entre um e outro.

Terminada a reflexão permanece a seguinte pergunta: Você é um homem carnal ou espiritual? Você se deixa conduzir pelo espírito de Deus ou apenas pelo Seu espírito? Você percebe a beleza de Deus onde outros veem apenas loucura e insensatez?(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário