OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 7 de agosto de 2010

A FÉ VERDADEIRA É A FÉ PACIENTE NAS OBRAS DE DEUS.

SÁBADO
18ª SEMANA DO TEMPO PRESENTE
Mt.17,14-30

A perícope evangélica de hoje se centraliza no tema da Fé. A Fé é uma Virtude teologal, infundida por Deus diretamente em nossos Corações. Não se consegue a Fé com esforço próprio, ela não é uma Virtude moral. Esta Luz que nos faz enxergar, para além da realidade visível, aquela outra que é invisível é um Dom que Deus nos dá.
 Cada Evangelista manifestou através de seus escritos o seu ponto de vista pessoal a respeito deste Dom maravilhoso da Fé. Infelizmente para muitos de nós a Fé empobreceu-se e passou a ser tão somente um elemento abstrato e intelectual: aceitar as verdades por Deus.

São Paulo afirma que somos salvos pela Fé sem as obras. No entanto, para São Paulo, a Fé é rica e, se é autentica Luz que Deus acende num determinado Coração, esta pessoa encontra-se transfigurada; esta Fé materializa-se, concretiza-se, torna-se visível e verificável através de seus frutos.

Para São Paulo, os frutos da Fé são exatamente os frutos atribuídos ao Espírito de Jesus Ressuscitado. Uma verdadeira Fé leva alguém a ser paciente, caridoso, a suportar quem quer que seja, a jamais condenar, a não fomentar discórdias, a buscar sempre a Paz e construí-la dentro de si e ao redor de si; sobretudo, leva-o a viver e trabalhar na dimensão do Reino de Deus.

Se a Fé em cada um de nós se manifesta e se verifica desta forma através dos Dons do Espírito Santo, ela realmente está presente, atua em nossa existência e nos conduz cada dia a uma proximidade maior com Jesus Cristo e, através Dele, com Deus Pai.

Caso contrário, isto é, se os Dons do Espírito Santo que provêm da Fé não estiverem presentes em nossas Vidas, se somos impacientes, intempestivos, briguentos, adúlteros, fornicadores; se formos promotores de discórdia, então somos homens carnais, esta Fé em Cristo não existe em nós. Quando muito, existe uma Fé que poderíamos intitular diabólica, pois o diabo não é uma figura atéia, ele também crê em Deus, mas crê e teme.(*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário