OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VOCÊ ESTÁ VIVENDO A PLENIUTUDE DA FÉ E DO AMOR ?


Segunda Feira
21ª SEMANA DO TEMPO COMUM
2Cor.10,17-11,2
Damos início à leitura sequencial da segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, embora hoje no Brasil se celebre a festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina.
 
São Paulo, antes de sua Conversão, ao que tudo indica, desejava cerrar as portas da Eternidade para o maior número de pessoas.  Para se entrar na Eternidade de Deus, de acordo com o fariseu Paulo, era preciso viver escrupulosamente não só os Mandamentos de Deus, mas todo aquele Conjunto de tradições e interpretações que se foram acrescentando pela Escola farisaica ao texto bíblico dos preceitos de Deus. 

De tal maneira isto era presente na mente dos judeus, que pouquíssimos eram os que conseguiam observar tais preceitos. Jesus diria que estavam impondo uma carga muito pesada sobre os ombros dos demais aqueles que não tinham capacidade sequer de movê-la com um dedo. 

Após a Conversão, Paulo modificou-se completamente, quis abrir as portas da Eternidade para o maior número de pessoas.  Converteu judeus e, sobretudo, não judeus, gentios e pagãos à Fé em Jesus Cristo.

Nesta segunda Carta aos Tessalonicenses, São Paulo agradece a Deus o presente concedido àquela Comunidade: o dom da Fé que opera ou age pela Caridade.  O início da Carta é um louvor que São Paulo dirige a Deus por ter permitido que um grupo humanamente insignificante de homens e mulheres vivesse a plenitude da Fé e do Amor. 

Isto é já uma fonte de inspiração para nós hoje. Neste exato momento existem muitas pessoas que estão praticando o Bem, que estão rezando, que de mil maneiras se oferecem a Deus e que transformaram e transformam suas Vidas em serviço desinteressado aos demais. Não é este um motivo para louvarmos a Deus?

Recordamo-nos, normalmente, dos malefícios, pecados, desordens que existem na Comunidade, na Sociedade; existem, porém, Pessoas de Bem, iluminadas pela Fé e que fazem transbordar essa mesma Vida de Fé numa Caridade incessante e desinteressada aos Irmãos.

São Paulo afirma nesta Carta que a Fé e a Caridade subsistem na Comunidade apesar das tribulações e dos sofrimentos de que são vitimados.  Poderíamos imaginar que aquela Comunidade vivesse tranquilamente o Cristianismo, mas não era assim.  Sofriam discriminações pelo fato de serem Cristãos e mesmo assim se robusteciam na Fé e na Caridade. Não é este um milagre de Deus?

O que Deus realizou naquela Comunidade realiza hoje na nossa e nas nossas Cidades e por isso mesmo um Hino de Louvor deve provir do nosso Coração a Deus, um Hino de Ação de Graças.

Você também está vivendo hoje a Plenitude da Fé e o do Amor?(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário