OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O BISPO DE ROMA POSSUI AS CHAVES DE SÃO PEDRO.

18ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Mt.16,13-23


Diversos exegetas nos dizem modernamente que o momento em que Jesus entregou as chaves a Pedro não foi durante Sua vida terrestre, mas após a Ressurreição. Neste caso, o Evangelista Mateus teria antecipado para a Vida terrestre um episódio verificado após a Páscoa.

De qualquer maneira, Jesus confirma Pedro como Porta voz primeiro de todos os Cristãos, e lhe entrega a Autoridade sobre a Comunidade da Igreja que se fundamentaria e se constituiria a partir da Sua Morte e da Ressurreição.

Nós, Católicos, afirmamos que São Pedro recebeu de Cristo esta incumbência, e os irmãos separados protestantes lêem também o mesmo texto, pois as grandes Igrejas não modificam o texto evangélico. A diferença entre nós Católicos e os protestantes está no seguinte: para nós, São Pedro possuiu e continua a possuir sucessores que são os Bispos de Roma; Para a ala protestante, São Pedro não deixou sucessor algum.

É verdade que nenhum texto da Sagrada Escritura, Novo Testamento, é claro e explícito a esse respeito, no entanto, fato notável, os Evangelhos sublinham a figura de São Pedro e, sobretudo, sua importância no Cristianismo da primeira geração e, também, nas gerações após sua morte.

Porque esta constante? Porque esta preocupação em insistir no primado de São Pedro após seu martírio, quando ele já não mais existia? Nós, Cristãos Católicos, vemos aqui um indício perfeitamente claro da Vontade de Deus que queria que o ministério petrino continuasse através dos seus sucessores.

Ao ler e meditar este texto hoje não nos esqueçamos da figura do Santo Padre, o Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, aquele que possui as chaves, mas aquele que possui também a primeira responsabilidade na Igreja sobre os servos de Deus; sabemos como o ele sofre. Neste preciso momento, diversas contradições e pecados, lamentavelmente, produziram-se e se produzem no interior da Igreja por parte das pessoas que deveriam ser exemplos para os cristãos.

Hoje queremos rezar para que Deus o sustente na Missão Apostólica, e para que Deus lhes dê Força e Coragem para conduzir-nos como o Senhor o deseja.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário