OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 22 de agosto de 2010

SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM ?


21ºDOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc.13,22-3

“Senhor, são poucos os que se salvam”? Eis a pergunta de alguém que definitivamente era uma pessoa pragmática! Queria saber quais eram as suas chances reais. Queria saber se aquele último vestibular seria difícil ou fácil. Jesus como sempre se esquiva destas perguntas que não servem para nada mais a não ser para alimentar a nossa curiosidade.

Não são perguntas construtivas. Se dissesse são poucos, desmontaria a todos nós, desmobilizaria a todos, porque nos sentiríamos quase que desesperados. Se poucos são os que se salvam, com certeza não conseguimos nos salvar, vista a nossa mediocridade.

Se Jesus dissesse o contrário: “São muitos”. Bem, não é preciso mais se esforçar, no final tudo termina muito bem e para todos, independente dos seus esforços e de seus méritos, existe um lugar no Céu.

“Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. E nós nos pomos a refletir no exato momento. Qual é esta porta estreita, ou quem entra pela porta estreita?

A primeira resposta: Os Farizeus devem entrar pela porta estreita, os Escribas do tempo de Jesus, a oposição Judaica, aqueles que mantinham o poder religioso, quem sabe os Nazaretanos, aqueles que conviveram com Jesus e conheceram tão bem Jesus durante a Sua vida oculta.

Mas é possível dar outra resposta. Os que devem entrar pela porta estreita somos nós.

Nos aeroportos do primeiro mundo, da Europa ou dos Estados Unidos, existe uma porta larga, por onde entram todos os cidadãos americanos ou da União Européia, e uma porta estreita, onde os estrangeiros, nós do terceiro mundo fazemos fila para pacientemente entrar.

Nas coisas de Deus dá-se o contrário, nós os privilegiados de Deus, entraremos pela porta estreita, e os ignorantes, os que receberam menos talentos que nós, os que foram menos agraciados que nós, estes serão mais perdoados, estes poderão entrar pelo corredor mais espaçoso, mas nós, os batizados, nós aqueles que ouvimos o Evangelho, nós aqueles que fazemos parte uma elite religiosa, nós receberemos um julgamento mais severo. Porque a quem deu muito, muito mais será exigido.

Levemos a sério, entremos desde já pela porta estreita, façamos todo esforço para que o Senhor não nos encontre medíocres ou completamente destituídos da Graça.

Os Japoneses na última guerra formaram um exército, mais de quatro mil kamicases capazes de destruírem inimigos por amor a pátria.

Nós não somos capazes de fazer um pouco de esforço para entrarmos finalmente no Reino de Deus?(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário