OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR ?

Quinta Feira da
19ª SEMANA
DO TEMPO COMUM
Mt.18,1-19,1

Certa vez, São Pedro perguntou a Jesus:Quantas vezes devo perdoar ao meu Irmão se me ofende; até sete vezes ? É de se admirar a generosidade de São Pedro, porque muitos de nós não estamos dispostos a perdoar sequer uma vez. Jesus, no entanto, lhe responde: não Pedro, não te digo sete; mas setenta vezes sete. E a ilustrar a hipérbole que acabava de proferir a Parábola que segue.

Certo credor possuía um Servo que lhe devia uma ingente quantia: dez mil talentos.Para se ter uma idéia disto basta afirmar que toa a Galiléia pagava anualmente ao Tetrarca  Heródis  Antipas dois mil talentos.

Uma soma impressionante e impossível de ser paga numa vida inteira. No entanto, diante da súplica o Credor lhe perdoa tudo. Era de se esperar que esta pessoa que receber esta generosidade, esta absolvição, uma indulgência tão ilimitada tivesse com um pequeno Credor que possuia a mesma atitude. No entanto, a Parábola nos diz o contrário.

Saindo encontrou Alguém que lhe devia muito pouco. Agarrou-o pelo pescoço e quase o sufocava, dizendo: paga-me o que me deves. O outro respondeu com as mesmas palavras com o primeiro que havia suplicado ao seu Patrão: dá-me um tempo e eu te pagarei. Não quis. Mandou colocá-lo na prisão até tudo fosse pago.
Diante desta atitude pusilânime o Patrão que lhe havia perdoado a ingente soma ou dívida monetária mandou metê-lo na prisão.
" Assim vos tratará me Pai se não perdoardes uns aos outros de toso o Coração".

Deus nos concede um grande perdão. E muitos , parece-me imaginar que o perdão que oferecem a certos credores, a certos devedores, a certas pessoas que o ofenderam é incomparavelmente superior ao Perdão que pedem a Deus.
São pessoas que jamais pararam para refletir na gravidade de uma culpa cometida diante da Santidade infinita de Deus.São pessoas superficiais.São pessoas de dois pesos e duas medidas.Mendigam diariamente às portas de Deus.E não são capazes de tratar com Caridade e oferecer o perdão aos mendigos que giram ao redor de si. Estas pessoas rezam o Pai Nosso diariamente e diariamente pedem para si a própria condenação, pois dizem: perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam.Ora, se este não perdoa, pede a Deus que o trate da mesma maneira e será tratado exatamente como pediu.  
(*)

c / f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário