OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A LNGUAGEM DA CRUZ SE CHOCA COM AS ESPERANÇAS HUMANAS.


SANTA MÔNICA
27 de Agosto
1Cor.1,17-25
Mt.1,13

Hoje ambas as leituras falam de Sabedoria e de estultice, mas de maneira diversa.  No Evangelho, Jesus louva as Virgens sensatas e Prudentes que souberam esperar pela chegada do noivo e foram dignas de entrar no festim nupcial. Condena Jesus aquelas insensatas que perderam um tempo precioso, não cresceram para Deus, eliminaram Cristo de suas vidas e, no último momento, despreparadas, não entraram com o esposo na mansão celeste.
 São Paulo, na primeira carta aos Coríntios, também fala de Sabedoria e de insensatez. Para São Paulo, a insensatez diz respeito tanto a judeu quanto a gregos. Insensatos são, em primeiro lugar, os judeus porque desprezaram Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado.  Viram a Cruz de Cristo como um escândalo insuperável e apostataram.

Insensatos são também os gregos, os pagãos, que buscavam a filosofia, isto é, o saber último a respeito da Vida do ser humano e do próprio universo, mas desprezaram eles também a Pregação da Cruz por ser escandalosa, por ser sem sentido, por ser a presença da Cruz algo que o homem espontânea e naturalmente afasta de si.

“Nós, porém, continua São Paulo referindo-se aos cristãos da Comunidade de Cristo, não somos nem dos judeus, nem dos pagãos não convertidos. Aceitamos que a verdadeira Sabedoria de Deus encontra-se no Cristo crucificado.”

“Irmãos, escreve Paulo, Eu fui ter convosco, não na sublimidade da retórica, não na persuasão de um arrazoado humano, mas doente, temeroso e, sobretudo, sozinho, não carregando comigo outra realidade senão esta: Jesus Cristo e Jesus Cristo Crucificado.”

Tanto para aqueles gregos e judeus do passado, quanto para uma grande maioria de modernos, a linguagem da Cruz, a linguagem do Crucificado choca-se enormemente com as expectativas mundanas que possuímos.  Choca-se enormemente com os projetos de Vida que concebemos.

Estamos acostumados a ouvir que a Vida deve ser vivida de sucesso em sucesso. Estamos acostumados a ouvir que não se pode perder um minuto, e chocamo-nos quando alguém nos diz que, se não nos perdermos para este mundo, não ganharemos o mundo definitivo, o mundo futuro, o mundo de Deus.

Quanto desta linguagem penetrou em você?  E como pode fazer você, hoje, concretamente, para aceitar a linguagem escandalosa de Jesus Cristo Crucificado?(*)

C / F  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário