OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SOMOS CHAMADOS A SER BONS PASTORES.


Quarta Feira
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Mt.19,23-30

O Capítulo XXXIV de Ezequiel é um requisitório de Deus contra os maus pastores. Na terra de Judá, eram comuns cenas de Pastores com seus rebanhos.
 Na verdade o Pastor usa suas ovelhas para proveito próprio; no entanto, é necessário dizer que entre o Pastor e as Ovelhas vai-se criando certa familiaridade e conhecimento e os bons Pastores esmeram-se no trato de suas Ovelhas. A partir desta imagem, familiar na antiguidade, passa-se para o domínio de Deus. Deus chamou algumas pessoas em Israel e Judá para que fossem Pastores de Seu Povo. Exatamente reis, sacerdotes e profetas, porém, muitos deles - para não dizer todos - foram infiéis.

O texto que temos hoje diante dos olhos diz claramente: ”Ao invés de cuidarem das ovelhas, serviam-se delas para cuidar de si mesmos. Comiam das ovelhas os produtos que vêm do leite e se agasalhavam com sua lã, mas não se preocupavam com o seu bem”. Maus pastores, maus chefes que enganaram e levaram à catástrofe  e à destruição de Jerusalém.

Em seu lugar Deus suscitará um Pastor diverso, um Pastor que seja de acordo com Seu Coração, que não pense em si, que seja todo entregue às Suas Ovelhas e que seja capaz de morrer por elas. Este Bom Pastor para nós é Jesus Cristo, que para cada um de nós deu e continua a dar a própria Vida.

No entanto, por de trás da figura do Pastor, nós hoje podemos contemplar com justeza a figura de todos aqueles que foram chamados a guiar e conduzir o Povo de Deus: os bispos e os sacerdotes. Estes são Pastores, mas o Povo de Deus tem direito a possuir bons Pastores, zelosos, fervorosos, que sejam homens de Deus, que primeiro preguem a si e depois preguem aos demais. Que, quando estiverem falando aos demais, não se esqueçam nunca de aplicarem as Palavras a si mesmos, à primeira pessoa, porque eles também, sob algum aspecto, são Ovelhas de Deus.

Queremos hoje pedir por todos os nossos Pastores, para que jamais nos faltem em número mas, sobretudo, em Qualidade e em Santidade.(*)

c / f  Padre fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário