OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 21 de agosto de 2010

DEUS QUER HABITAR NO MEIO DO POVO.


SÃO PIO X
21 de Agosto
Ez.43,1-7

Nos capítulos VIII, IX e X, que formam uma unidade literária estreita no livro de Ezequiel, o Profeta nos mostrava como a Glória de Deus abandonava o Templo de Jerusalém. Deus havia-se transformado em estrangeiro no meio do Seu Povo e não aceitava mais viver naquele Templo. Era preciso que tudo se acabasse para recomeçar com outros alicerces.

No entanto, no texto de hoje um dos versículos do capítulo XLIII, aquele mesmo Deus que havia abandonado o Templo de Jerusalém agora retorna porque não quer deixar definitivamente Seu Povo. O castigo de então foi um castigo duro, mas pedagógico. Um castigo de que souberam fazer bom uso os desterrados. Deus volta porque o Templo de Jerusalém é o lugar de Sua habitação entre nós.

Na verdade, o Templo não consegue conter a Majestade de Deus. Outro Profeta, Amós, exclamava “Os céus dos céus não Te podem conter, quanto mais este Templo!”

Na verdade, o segundo Templo também foi destruído, já na era Cristã, no ano LXX pelos romanos. Deus, porém, habita sempre no meio do Seu povo, porque Seu verdadeiro Templo no meio de nós não é uma casa construída com pedras mortas, mas o Homem-Deus, Jesus Cristo. Nele habita a plenitude da Sua divindade, Nele Deus quis e quer habitar no meio de nós.

A pedra que os construtores rejeitaram durante a Paixão, Deus foi buscá-la e a transformou em pedra angular. Agora sim, no Templo ou Corpo de Jesus Ressuscitado, Deus está presente na Vida de cada um nós e em Cristo, quer na Eucaristia, quer escondido na Palavra, e cada um de nós pode encontrar-se pessoalmente com Deus.

Você se encontra com Deus todos os dias? Trata-se de um encontro pessoal, fervoroso, o ponto alto do seu dia? Você se entrega à escuta atenta e amorosa da Palavra de Deus?

A partir do Cristo Ressuscitado Deus está buscando cada um de nós.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário