OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

COMUNIDADE MADURA NA FÉ.


Quarta Feira
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1Cor.3,1-9
Após identificar dois tipos de seres humanos, o homem carnal conduzido apenas por si, sem Deus, e o homem espiritual, conduzido pelo Espírito de Deus, São Paulo afirma que a Comunidade de Corinto era uma comunidade imatura, infantil, pueril.
 Jesus havia demonstrado, no Evangelho, uma predileção pelas crianças. “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”. Mas o que atraía a atenção de Jesus nas crianças era sua total dependência e incapacidade. Assim como elas, somos também nós totalmente dependentes de Deus para as coisas que Lhe dizem respeito e radicalmente incapazes de Salvar-nos por nós mesmos.

Jesus nunca disse que devemos continuar crianças, imaturos, e pueris, pelo contrário, o Apóstolo São Pedro afirma que o alimento cristão, a Palavra de Deus vivida e meditada cada dia, é capaz de levar-nos a um amadurecimento na Fé.

Pois bem, era exatamente este amadurecimento numa Fé adulta e consolidada que faltava à comunidade de Corinto, porque nela havia inveja, rivalidades, disputas e ciúmes. “Eu sou de um, eu sou de outro, eu sou de Paulo, eu sou de Pedro, eu sou de Apolo.” Quando uma Comunidade cristã se divide em nome da própria Fé, quando se percebem em seu interior rivalidades, contendas, faltas de Caridade, esta comunidade mostra ser absolutamente imatura na Fé.

Ainda que possuísse, como era o caso de Corinto, carismas vistosos como o dom de curas, o dom de falar em línguas, ou de interpretar as línguas incompreensíveis, ainda que isto fosse verdade, esta Comunidade seria pueril e estaria bem aquém das exigências que Jesus espera de um Cristão autêntico, sério e maduro.

Muitas vezes, numa Comunidade é preciso saber perder, fazer silêncio, é preciso não insistir no próprio ponto de vista, que pode parecer simplesmente personalismo e nada mais, e tudo isso em prol da Caridade fraterna, da concórdia, da paz e da união.

Certamente muitos daqueles que meditam hoje são membros ativos, graças a Deus, de nossas Comunidades cristãs católicas difundidas, esparramadas em todo Brasil, mas que tipos de membros são?

Membros que se aglutinam, ( se unem )que são capazes até mesmo de receber certas ofensas ou afrontas, mas não faltam jamais com a Caridade? Ou membros que se chocam constantemente uns com os outros?(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário