OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 28 de agosto de 2010

TODOS TEMOS CARÍSMAS, DOS QUAIS VAMOS DAR CONTAS


SÁBADO
21ªSEMANA DO TEMPO COMUM
Mt.25,14-30


Terminamos hoje a leitura sequencial do Evangelho de São Mateus com a Parábola famosa do Senhor que distribui Seus talentos. A uns deu cinco talentos, a outros dois, a outros um, e nenhum de nós tem o direito de se comparar com os outros na somatória dos talentos, pois Deus é Senhor de Seus dons e a todos os concede de maneira magnânima e generosa.
 O importante é conhecer meus talentos, os dons que Deus me concedeu, quer na ordem natural, quer na Vida cristã para, com Sua graça e Sua ajuda, poder multiplicá-los. Deus me pedirá contas no último dia a respeito do bom ou do mau uso dos meus talentos, mas não devo esperar o último dia; devo ser responsável agora pelos meus talentos, multiplicá-los já e não apenas no final da minha Vida. 
 
Deus espera que, ao longo de nossa Existência, multipliquemos um pouco do que Ele nos deu e que Lhe ofereçamos este pouco multiplicado com a Sua Graça, para que Ele infunda em nós novos talentos, e possa continuar a nos tratar com toda a generosidade e magnanimidade de Seu Coração.

Esta Parábola dos talentos é sumamente importante e pessoal.  Os talentos são diversificados, são diferentes.  Hoje se costuma falar muito em Carismas, este tem um Carisma, aquele tem outro Carisma.

Ninguém, no entanto se sinta esvaziado de Carismas; ninguém se sinta completamente desprovido deles.  Até mesmo uma pessoa anciã, doente, dependente, tem o seu, pode contribuir com sua Oração, com a oferta generosa dos seus padecimentos à construção de um mundo mais Cristão e melhor e, quem sabe, condicionadas àquela oferta estão graças misteriosas que outras pessoas recebem. O importante, no entanto, é saber hoje o que tenho feito das Graças que Deus me tem concedido. Se hoje fosse meu último dia e se tivesse que comparecer definitivamente diante Dele, o que Lhe restituiria? 

É este um chamamento a uma Vida cristã, responsável.  É esta, também ela, uma Parábola de vigilância, porque não sabemos nem o dia e nem a hora, mas estamos certos de que a nossa Eternidade se joga no presente momento. 

Deus não aceita a mediocridade, pelo contrário, vomita Jesus de Sua boca aqueles que não são nem quentes, nem frios.(*)

Padrfe Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário