OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SÃO LOURENÇO.


DIÁCOMO E MÁRTIR
10 DE AGOSTO
2Cor.9,6-10
Jo.12,24-26



Celebra hoje a Igreja a festa de São Lourenço, mártir, padroeiro secundário da Cidade de Roma, onde, no século III de nossa era, exerceu o Ministério diaconal
 Na primeira leitura, tirada de uma epístola de São Paulo aos Coríntios, o apóstolo diz: “Quem semeia pouco, colherá pouco. Quem semeia muito, colherá com abundância. Dê cada um de acordo com o que tiver decidido em seu Coração, pois Deus ama quem dá com alegria.”

O diácono que hoje celebramos com a Igreja viveu intensamente esta recomendação de São Paulo: semeou com abundância, deu com alegria.  Conta-nos a história de seu martírio que, preso e acusado de ser Cristão, foi obrigado por seus acusadores a entregar-lhes o tesouro da igreja.

Na verdade, aqueles romanos imaginavam que o Diácono Lourenço conservasse uma soma ingente em dinheiro e objetos de ouro e prata. Diz-nos a tradição que Lourenço pediu um curto tempo, reuniu alguns pobres e os apresentou às autoridade estupefatas.  “Este é o Tesouro da Igreja. Para estes eu exerço meu ministério. Para estes transmito a Palavra de Deus. Para estes sou Servidor de Jesus Cristo.” Sempre de acordo com a tradição, teria morrido queimado. 

Hoje celebramos, com esta festa, o dia dos Diáconos. São todos aqueles que, a exemplo de Estevão, ainda que Casados e Pais de família, oferecem-se a realizar o mesmo Ministério da Palavra, da Liturgia e, sobretudo, da Caridade. 

A Igreja acolhe-os com alegria e lhes agradece imensamente o serviço que de maneira desinteressada lhe oferecem.  Estes homens Casados, que trabalham gratuitamente para a Igreja, são o sinal visível de sua própria generosidade, porque tudo dão sem nada receberem de material.

Louvamos e bendizemos a existência benemérita de tantos Diáconos, que são mais de mil esparramados por todo o nosso Brasil; convidamos aqueles que o desejem a ser como São Lourenço e como outros tantos Diáconos que, com a Vida, a Palavra e o Ministério edificam a Igreja de Jesus Cristo.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário