OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OS VERDADEIROS PROFETAS SEMPRE VISAM O BEM DA COMUNIDADE.


SEGUNDA FEIRA
18ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Jm.28,1-17

É famosa a discussão entre o Profeta Jeremias e um falso Profeta, seu contemporâneo, chamado Ananias. Na verdade, havia profetas a serviço da corte do monarca – assalariados, naturalmente. Consultados em momentos oportunos pelo Rei, deviam, se quisessem manter seu status e seu salário, profetizar de acordo com os interesses reais.
 Jeremias, no entanto, era um Profeta de oposição e, sentindo-se livre, não profetizou de acordo com os interesses nem do Rei Joaquim, nem do seu sucessor Sedecias. Ananias insurgiu-se contra Jeremias, tomando a defesa do monarca de Jerusalém, afirmando: “Ainda dois anos, assim diz o Senhor, e será quebrado para sempre o jugo do rei de Babilônia que tenta oprimir-nos”.

Profetas verdadeiros sempre existiram, não apenas no Antigo Testamento, mas no Novo Testamento e na era Cristã. Pessoas as mais diversas, não apenas do clero e religiosos, mas até leigos e leigas marcaram época na História da Igreja e souberam captar os sinais de Deus para aquele tempo e aqueles Povos.

No entanto, ao lado de verdadeiros Profetas sempre houve os falsos. O Evangelista São Mateus é muito sensível a este fenômeno porque, ao que tudo indica, já em sua comunidade, ao lado dos verdadeiros, havia também os falsos.

A Sagrada Escritura, no seu conjunto, dá-nos uma orientação segura de como se faz para separar neste caso o joio do trigo, o falso do verdadeiro. O verdadeiro Profeta é aquele que anuncia a Palavra de Deus sem segundas intenções. É aquele que é capaz anunciar não só o bem, mas o castigo e a catástrofe também.

Verdadeiro Profeta é aquele que testemunha o que diz com a própria vida. Normalmente humildes, pobres, longe das câmeras de televisão, preocupados unicamente em advertir sua Comunidade a respeito dos valores de Deus e da seriedade com que Deus nos trata.

Cada um de nós, através do Espírito Santo que nos foi dado, possui o dom do discernimento dos espíritos. Com este dom - que pode ser pedido ou implorado na oração - saiba também você distinguir o verdadeiro do falso. 

Ainda hoje existem muitos falsos profetas por ai, que anunciam a Palavra de Deus de maneira impura, interesseira, e que não visam o bem da Comunidade.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário