OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DEUS NOS VISITA MESMO QUANDO NOS CASTIGA.


SEGUNDA FEIRA
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ez,24,15-24

O Profeta Ezequiel, diferentemente de tantos outros em Israel, profetizava não apenas com Palavras, mas com Gestos e Mímicas. O texto que hoje a Liturgia nos apresenta conserva uma ordem que Ezequiel recebe de Deus: “Filho do homem, eis que estou para tirar de diante de teus olhos as delícias de tua vista, mas não chorarás, não te lamentarás, não farás luto algum, geme em silêncio. Falei pela manhã e de tarde minha esposa faleceu”.
Ezequiel, por de trás da morte das delícias de seus olhos, sua esposa, pode contemplar a tragédia que se estava para abater sobre o Templo de Jerusalém, delícia para os olhos do Povo judeu. Como a esposa de Ezequiel era as delícias de seus olhos, aquele Templo que havia em Jerusalém, era as delícias do Povo que lá habitava. Mas o mesmo Deus que tirava a esposa do Profeta estava para se afastar daquele Templo, mais ainda, estava para abandoná-lo e entregá-lo para a destruição e as chamas.

Ezequiel - repito - fala com palavras e com gestos simbólicos e dramáticos; quis ele dizer aos compatriotas - a primeira leva do exílio Babilônico de 598 a.C. – que, da mesma maneira como não podia ele, Ezequiel, chorar a morte de sua esposa, os Judeus não teriam tempo para se lamentarem diante da catástrofe que estava para acontecer ao Templo de Jerusalém.

Somos visitados por Deus não apenas nos momentos gozosos da nossa existência, mas também em momentos dolorosos. Deus visita-nos até mesmo quando nos castiga, como castigou outrora os judeus. Deus castiga como um Pai que ama o filho e o castiga porque deseja que cresça numa direção exata e não de maneira sinuosa e torta. “Naquele dia sabereis que Eu sou o Senhor”. E, de fato, tendo sido Jerusalém e seu Templo incendiados, tendo os judeus sofrido a segunda grande deportação e sido levados para o exílio, puderam lá converter-se de todo Coração a Deus e abrir as portas para um judaísmo mais puro, mais santo e sobretudo mais sacerdotal.

Gostaria imensamente que esta homilia sobre a Palavra de Deus levasse cada um à Oração e ao Recolhimento, refletindo que as vezes em que Deus o visita e o castiga duramente, o faz para seu próprio bem.(*)
c / f  Pdadre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário