OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TIRAREI VOSSO CORAÇÃO DE PEDRA E E VOS DAREI UM CORAÇÃO DE CARNE.


Quinta Feira
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ez.36,23-28

Deus nunca colocou um ponto final em suas relações com os homens. Deus nunca encerrou a História da Salvação. Deus é paciente conosco, como foi paciente com o Povo judeu no exílio da Babilônia, por volta de 550 a.C..
Quando tudo parecia terminado e o Povo sentia na própria pele o peso e o remorso de seus pecados, Ezequiel apresenta uma nova aliança. Jeremias já havia insinuado uma nova aliança, mas Ezequiel vai além, Ezequiel é mais explícito e nos diz em que consistirá: “Eu arrancarei do vosso peito o Coração de pedra”. Quem possui um Coração de pedra ou tão duro quanto a pedra, é incapaz de amar, é incapaz de observar qualquer Mandamento do Deus amor. Por nobre que ele seja, possui um Coração de pedra.

“No seu lugar Eu vos darei um Coração de carne e, ao dar Vida ao Coração de carne infundirei em vós Meu Espírito”. Vem então o que parece surpreendente: “Farei com que caminheis nos Meus Mandamentos e observeis Meus preceitos”. Com outras palavras, as melhores normas e Mandamentos são impossíveis de serem observados se o Coração é de pedra. Se, no entanto, o Coração se transforma de pedra em carne, e se este Coração recebe ainda o Espírito de Deus, então se opera uma verdadeira maravilha e se transfigura a Alma daquele cristão, daquela pessoa.

A partir deste momento, com docilidade, alegria, fervor, entusiasmo, sem peso algum, ele observará a Palavra de Deus, como se fosse sua, fará a vontade de Deus como se estivesse fazendo a própria vontade. O maravilhoso é exatamente isto, por graça de Deus nossa Vontade passa a coincidir com a Sua de tal maneira que não haja mais nenhum divórcio entre nós e Deus.

Para Ezequiel esta era ainda uma promessa futura; os autores do Novo Testamento, porém, viram sua completude em Jesus Cristo e no Espírito Santo que Ele nos deu. Se você se sente fervoroso, entusiasmado, alegre na Vida cristã e na vivência do Evangelho é porque possui um Coração de carne e, sobretudo, porque possui o Espírito de Deus.

É porque Deus fez coincidir sua Vontade com a Vontade Dele.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário