OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR.


6 DE AGOSTO
Lc.9,28-36

Celebra a igreja neste dia seis de agosto a transfiguração do Senhor. Lemos este evento nas três versões dos Evangelistas sinóticos; neste ano nós o lemos na versão lucana.

Quando conduzo peregrinos à Terra Santa e, na Galiléia, vou com eles ao monte Tabor, tradicionalmente apontado como o local da transfiguração de Jesus, digo-lhes mais ou menos isto: “Jesus - diz-nos o texto do Evangelho - transfigurou-se; a beleza interna de Jesus - somente conhecida do Pai – foi, naquele momento, revelada, ainda que furtivamente, a três discípulos escolhidos, que ficaram atônitos quando O viram Transfigurado. No entanto, esta Transfiguração não era definitiva, pois Jesus ainda se encontrava neste mundo; a verdadeira e definitiva deu-se apenas com Sua Ressurreição dentre os mortos, quando assumiu toda a Sua realeza e poder, sentando-se à direita de Deus”.

O autor da carta aos Efésios diz-nos que o Senhor Jesus, com o poder que tem, também Transfigurará nosso pobre e miserável corpo, configurando-o ao Seu Corpo Glorioso e Ressuscitado. Contudo, esta Transfiguração é apenas futura e para nós objeto de uma promessa que ainda não se realizou neste mundo e nem aqui se realizará.

Ao contrário, envelhecemos e a beleza da juventude vai sendo paulatinamente perdida. São Paulo diz-nos - e Santo Agostinho mais tarde, a partir daí, faz uma belíssima exegese: à medida que nosso homem exterior vai-se arruinando, o que perdemos em agilidade, beleza e atração física pode ser constantemente reciclado em nosso proveito e favor, transformando-se no homem interior em energia, virtude e beleza que atraem a Deus.

Esta Transfiguração, que se chama Transfiguração do Coração, é possível a todos já neste mundo. Você certamente terá notado pessoas de Coração transfigurado, embora nem sempre ou necessariamente pessoas fisicamente atraentes. Essa beleza interna é de ordem superior à primeira, que é apenas uma casca que se esvai.

Essa beleza que se adquire pouco a pouco com uma Vida dedicada a Deus e à escuta da Sua Palavra mantêm-se por toda Eternidade. Esta beleza do Coração, agora invisível, é prévia e indispensável para que haja a futura.

Persiga-a neste momento e você também se verá inteiramente Transfigurado diante de Deus com Cristo.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário