OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

QUEM NAO QUISER TRABALHAR TAMBÉM NÃO COMA.

Quarta Feira
21ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Mt.23,27-32



Ao que tudo indica, naquela Comunidade de Tessalônica havia Cristãos que tão espasmodicamente esperavam a segunda vinda de Jesus Cristo para muito em breve, que não trabalhavam mais, viviam na ociosidade ou então fazendo cálculos apocalípticos. 
“Afinal se Jesus voltar tão depressa, para que continuar a Vida de cada dia? Para que continuar o trabalho?” São Paulo censura este modo de proceder que, de resto, não é mais o nosso.  Afirma ele que, embora tivesse direito ao sustento material por ser Apóstolo de Jesus, não fez uso de seus privilégios, pelo contrário, trabalhou e labutou com as próprias mãos, afim de não ser pesado a ninguém - nos Atos, São Lucas nos diz que São Paulo fabricava tendas.

A seguir, dá um conselho a todos, sobretudo a estes que viviam de maneira agitada: “Quem não quiser trabalhar também não coma”. É preciso Trabalhar, sim, e é preciso Viver com dignidade e responsabilidade neste mundo. 

Estes fiéis de Tessalônica, na verdade, estavam tirando conclusões falsas a partir de um princípio verdadeiro; o princípio verdadeiro era este: o Senhor Jesus voltará. Teremos todos um encontro definitivo com Ele, e isto é válido para nós também.  Porém, as conclusões falsas eram, por exemplo, a abstenção do trabalho, a Vida na ociosidade e a curiosidade nos cálculos apocalípticos que estavam fazendo.

“Quem não quiser trabalhar também não coma”. Esta advertência serve para todos os tempos e serve para nós.  Serve até mesmo para aquelas pessoas que não precisam mais trabalhar, ou porque estão aposentadas e recebem uma boa aposentadoria ou então porque possuem muitos bens.

Estas pessoas não estão de forma alguma dispensadas de traduzir a Vida em serviço para os outros.  Se não precisam mais trabalhar para sobreviver, podem dedicar-se aos demais; existem muitas maneira hoje, como no passado, de transformar a Vida num serviço útil em prol dos outros, das necessidades da nossa Igreja, dos pobres, das áreas carentes, enfim muitas maneiras de servir a Cristo nos irmãos.

Ninguém, nem mesmo o aposentado, está dispensado de Servir e de Servir Jesus Cristo em cada irmão.  Caso contrário ele teria traído sua Vida cristã, esta teria abortado, não teria chegado à maturidade esperada.

Como vive você sua vida?  É ela concretamente um serviço contínuo a Deus, à Igreja, à Sociedade?  E você o faz de maneira desinteressada?

São perguntas que se destinam à nossa reflexão e Meditação diante da Palavra explicada.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário