OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TODO LIXO DEVE SER POSTO FORA DE CASA.


Segunda Feira
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1Cor.5,1-8

 
A Comunidade de Corinto que São Paulo fundou, na qual esteve 18 meses, era pouco numerosa, mas muito agitada. Aqueles Cristãos viviam de maneira intensa os Carismas e, sobretudo, os Carismas mais vistosos, como falar em línguas, o dom de curas, de milagres e outros mais; no entanto, era uma Comunidade imatura, infantil na Fé e não levava a sério o mais importante que é a Caridade. Além disso, suportava no seu interior atos imorais.
São Paulo refere-se no texto de hoje a um incestuoso, isto é, uma pessoa que convivia maritalmente com a esposa de seu próprio Pai, provavelmente sua Madrasta. São Paulo afirma que este crime sequer era tolerado entre pagãos, quanto mais entre Cristãos. São Paulo expulsa-o para fora da Igreja, excomunga-o com sua autoridade apostólica. A Igreja viu sempre neste gesto violento algo que, in extremis, ela pode e deve usar. A Excomunhão é sempre o último recurso, esgotados todas as outras tentativas de conciliação; é preciso que uma coisa esteja certa entre nós: o lixo deve ser posto para fora e o mal não pode ser tolerado impunemente dentro de uma Comunidade que quer ser Santa e Séria.

Em nosso mundo existem muitas Comunidades, firmas, sociedades que não se propõem como ideal a Santidade e, no entanto, até mesmo ali existem uma moral, uma ética a serem seguidas.

A Igreja, esgotados os meios de persuasão e diálogo, deve dizer um basta e por para fora aquilo que não serve, sob pena de se transformar numa igreja conivente. Hoje o Santo Padre assume uma atitude severa, intransigente contra Ministros, Sacerdotes que, traindo sua Vocação, ao invés de chamarem ou atraírem menores ou crianças para Cristo, expelem-nos; isso é verdadeiramente um escândalo. Não podemos tolerar este escândalo atual, como São Paulo, no passado,. não podia tolerar o incesto.

Sejamos caridosos, mas sejamos sérios e insistamos para que nossa Igreja seja séria.(*)

c/ f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário