OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ÁRVORE BOA NÃO DÁ FRUTOS RUÍNS. .

Segunda Feira
254ª SEMANA DO TEM PO COMUM

Lc.8,16-18



Na Liturgia, hoje, se inicia a Leitura de textos escolhidos do Livro dos Provérbios. E Jesus , no Evangelho, cita : Não há nada escondido, que não deva ser manifestado.Nada há secreto que não deva ser conhecido.

Como interpretar este Provérbio da Boca de Jesus? São Lucas o insere no final da Parábola à respeito da Semente, que é a Palavra de Deus.

Assim, o Provérbio pode receber, no Evangelho, no nível da Redação a seguinte explicação:

Quando a Pessoa a se põe a ouvir a Palavra de Deus, quem a vê exteriormente, não é capaz de aquilatar se essa Pessoa realmente está atenta, se essa Pessoa é dócil, se essa palavra de Deus está caindo na fundo do Coração e, sobretudo, se essa Palavra de Deus vai frutificar dentro dela.

 Se houvesse uma outra Pessoa, de Lado, fingindo a mesma ação, não se saberia, a partir do exterior, quem é mais profundo que o outro.

Externamente não se pode julgar. No entanto, aquele que o viu, aquele que permitiu que a Palavra caísse no fundo do Coração, esse,sim; depois da ação secreta da Palavra nele age, e suas ações externas mostra que ela é uma Pessoa que está acostumada a escutar a Deus.

O Comportamento interior, secreto do Coração mostra-nos, ou mostra aos demais, nas ações externas, se alguém é um Homem de Deus ou não. Jesus já tinha transmitido isto de outras formas: Uma Árvore má não dá Frutos Bons e nem Uma Árvore Boa produz Frutos ruins. Quem olha. Quem contempla uma Árvore no seu exterior, não pode se ela é uma Árvore sadia ou se ela é uma Árvore doente, contaminada.

No entanto, o Fruto saboroso ou não levará Aquele ou Aquela a concluir, pelas raízes últimas daquela Árvore se são sadias ou se são maus  sãos.

Conosco tudo se passa primeiramente no interior e nós não lemos o Coração de quem quer que seja. Mas o Coração se manifesta sempre no trato exterior com os demais, no Comportamento e nas escolhas morais, na delicadeza para com os outros, na generosidade e num conjunto de outras Virtudes que estão sempre presente onde há Amor e Caridade e, sobretudo, onde a Palavra de Deus, desde dentro, está, de veras, frutificando.(*)



Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário