OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A MÃE QUE SE TORNOU ALUNA DO PRÓPRIO FILHO.

Terça Feira
25ª SEMANA DAO TEMPO COMUM
Lc.8,19-21


O Evangelista São Lucas nos diz que enquanto Jesus ensinava aqueles que se dispunham a ouvir a Palavra de Deus, sua família, seus irmãos e sua mãe chegaram, puseram-se de fora e alguém O foi avisar: “Eis que a Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te”.
Jesus estende as mãos para o pequeno auditório que possuía diante dos olhos e diz: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática”.

Duas coisas devem ser ditas aqui: Em primeiro lugar São Lucas edulcora um texto mais rude e forte do Evangelista Marcos. Em segundo lugar nós poderíamos perguntar: Esta afirmação de Jesus: “Minha mãe, meus irmãos são os fazem a Vontade de Deus”, apontando para os seus ouvintes. Terá sido uma palavra pesada? Segundo o nosso modo moderno de entender, sim. Mas acredito que não seja isto que o Evangelista São Lucas nos queira transmitir a respeito de Maria.

No início deste Evangelho, ele mostrou Maria como aquela que meditava, ruminava, mastigava  a Palavra de Deus dentro do Seu Coração. O que São Lucas agora deseja comunicar a seus leitores é o seguinte: Maria teve que passar por uma grande transformação, a qual se submeteu docilmente, mas que não deixou de ser para Ela, dolorosa.

Sabemos todos que uma Mãe não se desfaz facilmente dos seus privilégios de Mãe, até mesmo quando seu filho se torna adulto ela se comporta como Mãe, de certa maneira, quer sempre dar-lhe conselhos e se mostra sempre um tanto superior a ele. Com Maria as coisas tiveram que se passar diversamente. A Mãe teve que aprender do seu Filho, na Vida pública, a se tornar Aluna, a se tornar Discípula, e a se tornar Discípula dócil.

Maria deixou de lado os seus privilégios de Mãe para se transformar em Discípula dócil de Jesus. É este o quadro que no seu conjunto todas as vezes que alude a Maria, o Evangelista São Lucas nos quer transmitir.

Hoje diante de uma Mãe que se transformou em primeira Discípula, nós lhe pedimos e suplicamos a Graça de nos transformarmos também, nós que não somos nem Pais e nem Mães, em Discípulos dóceis que escutam diariamente a Palavra de Deus.
c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário