OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 12 de setembro de 2010

DEUS AMA COM AMOR PATERNO A CADA UM DE NÓS.


24º DOMINGO
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Lc.15,1-32

Neste vigésimo quaro domingo do Tempo Comum, mostra-nos São Lucas as três famosas Parábolas de Misericórdia: a dracma perdida, a ovelha desgarrada e o filho pródigo.
Ninguém pode dizer que Deus não ama o pecador e o Evangelho não nos faz preferir o pecador ao justo. Por pouco o Evangelho não nos mostra uma preferência de Deus pelos pecadores, aos inocentes. Sim, Deus ama com amor paterno a todos e a cada um, porque os trouxe no seu próprio seio, como a Mãe carrega um filho no seu próprio útero.

Não existe ninguém que não tenha iniciado sua existência a partir de um gesto de amor a Deus e não existe ninguém para quem Deus não tenha um carinho de Pai ou um carinho de Mãe. Pode ser o pior pecador, pode ter cometido os maiores crimes ou todos os crimes pensáveis; jamais, com sua vida pecadora, superará o Amor infinito que Deus lhe tem.

Não existe pecado que não seja perdoado. Numa família, o filho que se alterca com o Pai ou com a Mãe e foge de casa, torna-se o filho mais querido, torna-se o filho mais buscado; o ausente, paradoxalmente, se torna o mais presente e o Pai ou a Mãe não descansam enquanto não o buscam.

Não adianta quem quer que seja afirmar-lhes que aquele filho é ingrato, é alcoólatra, deu-se ao vício, entregou-se à droga, cometeu os piores crimes - o Pai sempre terá para ele um lugar no seu Coração, a Mãe sempre o amará.

Jesus buscou essa comparação humana longínqua e imperfeita para mostrar a intensidade do Amor que Deus nos tem. Portanto, o maior pecado que poderíamos cometer é imaginar que não existe perdão para nós, que Deus nos afastou inteiramente, que Deus nos cancelou de Sua presença e não mais olha para nós.

Podemos todos reler estas três Parábolas e certamente nos encontraremos nas três.(*)
c / f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário