OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 5 de setembro de 2010

NIMGUÉM É MAIOR QUE JESUS CRISTO.


23º DOMINGO DO
TEMPO COMUM
Lc.14,25-33

Neste vigésimo terceiro domingo do Tempo Comum, Jesus, em São Lucas, faz-nos uma afirmação insólita e, para muitos, inexplicável: “Se alguém quiser vir após Mim, mas não puser em segundo plano seu Pai, sua Mãe, sua esposa, seus filhos, seus campos não é digno de Mim”.

Pode alguém pronunciar-se desta maneira? Não seria uma loucura esta afirmação? Quem afirma isso ou é totalmente louco, ou então é Deus. Preferimos a segunda afirmativa.

Jesus pode exigir tanta renúncia porque Ele é Deus, e porque nós todos fomos criados por Ele, para Ele, e em vista Dele - como diz bem o autor da Carta aos Colossenses: por ser Ele o primeiro em tudo e por ter Deus resolvido em Cristo reunir as coisas do Céu e as coisas da Terra, isto é, todos nós.

A humanidade em todas as épocas tem seus ídolos. Poderíamos citar dois da atualidade: o que não fazem certas fãs diante de Elvis Presley, que já morreu há mais de vinte anos? Sua cidade é anualmente visitada por milhões e milhões de turistas. O que não fizeram muitas fãs com Michael Jackson, antes que a morte o levasse? Eram capazes de realizar as coisas mais insensatas e impensáveis com o intuito de chegar perto dele, de tocá-lo ou, quem sabe, conseguir um autógrafo.

Jesus é muito mais do que todos e, de resto, os ídolos, tanto do presente quanto do passado, têm pés de barro. Todas as pessoas, sem nenhuma exceção, nos desiludem e ficam aquém de nossas expectativas, na medida em que passa o tempo.

Pena que as pessoas apaixonadas não percebam isso a tempo; mais tarde terão de conviver com os limites do outro, porque ninguém é Deus, ninguém se casa com Deus e ninguém pode preencher, como Deus, o Coração do ser humano, que foi feito para o infinito e não para o finito, o limitado, e nem mesmo para um ser humano deste mundo.
                                                                          
Quem faz esta pretensão no Evangelho de hoje é Aquele, repito, em vista de Quem nós todos fomos criados, depois de termos sido pensados eternamente pelo Pai. Ele (Jesus) tem o Direito, pois só Nele encontraremos nosso repouso.

Diz bem Santo Agostinho: “Fizestes nosso Coração para Vós e ele não encontrará repouso algum enquanto não descansar em Vós”.(*)

c / f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário