OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NOSSAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS SÃO DIGNAS ?


SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
13 de Setembro
1Cor.11,17-26.33

São Paulo nos apresenta o relato mais antigo que possuímos a respeito da Eucaristia. Escreveu esse relato na primeira Carta aos Coríntios, por volta do ano 57 da nossa era. No texto, São Paulo não louva a atitude dos Coríntios ao celebrarem a Eucaristia.
Naquela época era costume fazer-se uma Ceia comunitária, ou ceia da Caridade. A seguir celebrava-se a Eucaristia dentro dessa ceia - de resto Jesus mesmo a instituiu por ocasião de sua última ceia. Mas qual era o problema de Corinto?

São Paulo censurava o fato de os convidados mais ricos comerem em comum antes dos demais; depois, os que nada possuíam participavam da celebração Eucarística propriamente dita.

Desta maneira, claro, se fazia a distinção de pessoas. As pessoas com maiores posses celebravam conjuntamente um banquete, os pobres vinham mais tarde e não traziam nada, porque nada possuíam.

São Paulo censura enormemente esse despropósito com relação à Ceia do Senhor. Hoje não existe mais a Eucaristia misturada com banquetes, embora esse costume tenha perdurado até o início do século segundo. A Igreja teve que eliminá-lo exatamente por causa desses abusos.

São nossas Eucaristias bem celebradas? Teria o Apóstolo motivo para nos censurar? Graças a Deus não existem em nossas Igrejas lugares privilegiados, tribunas de honra; todos são iguais, todos são tratados com dignidade, todos são tratados como filhos de Deus. Mas, nossas celebrações Eucarísticas são dignas? Quem as preside o faz com dignidade, seriamente, não introduzindo nenhuma novidade não prevista no missal e nas rubricas?

Que bela é a celebração litúrgica bem feita, onde nada é improvisado! Mas, é claro, não nos detenhamos apenas no aspecto exterior! Vibram os Corações de todos ao ouvir, em primeiro lugar, a Palavra de Deus? Recebem os Corações a Palavra de Deus bem explicada através de uma homilia, que é o seu prolongamento? Os que a celebram juntamente com o presidente, fazem-no com Consciência, sabendo que estão reatualizando, através da Presidência e do Celebrante, o Sacrifício de Jesus na Cruz? Sabem os fiéis que se alimentam do Corpo imolado, do Sangue derramado, para se tornarem, como Jesus, extremamente obedientes ao Pai, amorosos para com Ele e totalmente dedicados aos seres humanos?

Sabemos nós que, quando se encerra cada Eucaristia, inicia-se o desafio da nossa Missão Cristã: ser no mundo, para com os outros o que Jesus foi e é conosco?(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário