OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OS POBRES SÃO QUEM MAIS SE APROXIMA DE DEUS .

Quinta Feira
22ª Semana do Tempo Comum
1Cor.3.18-23

Há dois ou três dias atrás, mencionava o fato da Revelação de Deus em Cristo crucificado e ressuscitado ser escândalo para uns e loucura para outros. Gostaria de aprofundar este tema, que é suma realidade e atualidade. Quais são as pessoas que mais se aproximam de Deus?

 Se tivéssemos a possibilidade de catalogá-las através de métodos sociológicos sofisticados, veríamos que a grande maioria dos que aderem a Deus e a Cristo na Sua Igreja são gente simples, humilde, de condição mais baixa. Claro, existem sempre exceções, e honrosas exceções.

Existem pessoas que estão bem, materialmente falando, existem pessoas intelectualmente exigentes que também são cristãs autênticas. Porém a maioria dos que aceitam Jesus Cristo é constituída de gente mais simples. De resto, na própria humanidade existem muito mais pobres do que ricos.

Paulo notava esta característica já na comunidade de Corinto. Se cada um olhasse ao seu redor, quem encontraria naquela comunidade: algum filósofo, matemático, grande pensador, alguma pessoa muito rica, algum político influente?

A mesma coisa muitas de nossas comunidades podem fazer hoje. Elas são capazes de chegar à mesma constatação. Entre nós não existem muitos ricos, doutores, governantes, magnatas, mas pessoas que o mundo não valoriza, pessoas que não contam para este mundo.

Paulo, no entanto, é profundo, não faz apenas esta constatação nem se escandaliza com isto; pelo contrário, encontra uma razão teológica para esta situação social. Aquelas coisas que não são, que não contam, o que o mundo normalmente despreza e põe de lado, é exatamente isso que Deus assume como primícias de Seu Reino, de Sua Igreja.

Agindo desta maneira, Deus, continua Paulo, apanha os sábios na Sua própria astúcia e com uma única finalidade: que ninguém se vanglorie diante Dele. Para que todos, com humildade, digam diante do Senhor que o que são, devem-no à Sua graça imerecida e imotivada.

Os pobres são mais capazes de se abrir à realidade da Revelação de Deus que os ricos sofisticados que, de resto - palavras de Cristo – “dificilmente entrarão no Reino dos Céus”, se continuarem fechados e avessos às coisas de Deus.(*)

C / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário