OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 18 de setembro de 2010

JESUS E MARIA CONVERSAM SOBRE O CÉU.


Sábado
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Lc.8,4-15


Entre as diversas Parábolas de Jesus que se encontram no Evangelho de São Lucas, sobressai aquela a respeito do Semeador. É a história da Palavra de Deus em sua trajetória por entre nós homens: diversos campos, diversos tipos de acolhimento, diversas reações diante da mesma Palavra que, com perseverança e graças aos ministros de Jesus, é constantemente semeada no meio do nosso povo.
Hoje é sábado e normalmente nesse dia a Virgem Maria vem recordada; hoje gostaria de relacionar com Ela essa Parábola. Dentre os terrenos que a recebem, segundo São Lucas, o último é o único que dá fruto - sessenta e mesmo cem por um.

Nossa Senhora representa, sem dúvida, esse último terreno, pois não permitiu que Satanás roubasse a Palavra de seu Coração, como no primeiro caso. Não permitiu que o terreno fosse pedregoso, como na segunda possibilidade. Não se preocupou demasiadamente com as coisas deste mundo a ponto de sufocar nelas a Palavra de Deus. É hoje contemplada por nós como aquela que diariamente perscrutava, refletia e meditava a Palavra.

Que Palavra exatamente meditava Nossa Senhora? Ela possuia, como todo Judeu, o Antigo Testamento, e se debruçou seriamente sobre muitas páginas bíblicas desse tesouro. Porém, tinha a Palavra de Deus encarnada à sua frente, com ela convivendo, depois de ter permanecido nove meses no seu seio.

Quantas vezes Nossa Senhora se deve ter sentado para ouvir Jesus. Pouco a pouco, a Mãe transformava-se em Discípula, e Discípula fiel. Podemos imaginar aquelas tardes, aquelas noites prolongadas, quando Jesus conversava com Maria! Se podemos admirar a conversa elevada travada entre o filho Santo Agostinho e sua Mãe Santa Mônica, esta nos seus últimos momentos de Vida, às janelas de uma casa em Ostia, onde ela morreu antes de embarcar para o norte da África, quanto mais podemos admirar o colóquio prolongado de Jesus com Maria.

É esse o quadro que gostaria de oferecer hoje por ocasião desta Parábola. Contemplar a Virgem Maria que recebe, melhor do que ninguém, a Palavra do Senhor. Procuremos imitá-la tanto quanto pudermos.(*)

c/f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário