OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 11 de setembro de 2010

QUEM COMUNGA SABE O QUE ESTÁ FAZENDO ?


Sábado
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1Cor.10,14-22
São Paulo, hoje, nos adverte que não podemos tomar parte em duas mesas: a mesa de Deus e a mesa do demônio. Quem toma parte na mesa de Deus, afaste-se inteiramente do que é demoníaco, na existência.

 São Paulo referia-se, à época em que escreveu essa carta aos coríntios, a Cristãos que se serviam em banquetes públicos e, sobretudo, em cultos pagãos de carnes imoladas aos ídolos. A isto deu-se o nome de idolotítes.

Hoje não existe mais esse abuso; ninguém mais dedica, ou consagra a quaisquer divindades as carnes à venda, no entanto, o ensinamento de São Paulo é um ensinamento profundo. Aquele que toma parte na Eucaristia não tem o direito de buscar o seu contrário. Aqui tomo a liberdade, aproveitando-me deste ensejo, para afirmar que muitos Cristãos que comungam frequentemente deveriam por as Mãos na Consciência e se perguntarem que tipo de comunhão realizam.

Antigamente, antes da reforma litúrgica conciliar, eram poucas as pessoas que comungavam; hoje, praticamente a Assembléia inteira se levanta e se põe em fila para a Comunhão. Muitas vezes eu me pergunto: sabem todos o que estão fazendo? Conhecem a gravidade do que estão realizando? Não estão, por ventura, misturando realidades antagônicas? Não estão participando ao mesmo tempo da mesa de Deus e da mesa dos demônios? Porque quem Comunga sacrilegamente, quem comunga sem as mínimas disposições desejadas pela Igreja e pela Sagrada Escritura, quem se aproxima da Eucaristia sem examinar sua Consciência, acaba por comer e beber sua própria condenação.

Sim, são muitos aqueles que realizam Comunhões ambíguas, para não dizer comunhões verdadeiramente sacrílegas, porque saem de lá e não têm nenhum pudor em não se afastar da mesa dos demônios, misturam de maneira inaceitável Eucaristia com os piores pecados.

Essas pessoas, repito, devem se abster imediatamente da comunhão. Não comunguem mais, façam um exame de Consciência sério, busquem um Sacerdote, arrependam-se dos sacrilégios passados, porque, caso contrário, serão repelidas por Deus.(*)

c / f  Padre Fernandod C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário