OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 11 de setembro de 2010

MUITOS CEGOS PROCURAM GUIAR OUTROS CEGOS.

10 De Setembro
Sexta Feira
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Lc.6,39-42


Existem, no texto lucano hoje apresentado, dois momentos de extrema importância. Em primeiro lugar, Jesus fala de certos cegos que se transformam em guias de outros cegos.

 Evidentemente o desastre será para todos. Esta é uma advertência séria. Existem pessoas que não são capazes de orientar-se a si próprias porque estão completamente desnorteadas, mas põem-se a tutelar e comandar vidas alheias. Existem pessoas incapazes de se comportar decentemente na vida, que se apresentam como mestres de outros.

Isso acontece fora da Igreja: quantos falsos psicólogos, psiquiatras, psicanalistas! Claro, existem muitas pessoas preparadas e sérias nesse meio, mas existem também os charlatães. Dentro da Igreja, lamentavelmente, existem essas pessoas e, por desgraça, até mesmo dentro do clero, ou seja, daqueles que deveriam aconselhar os que deles aproximam sempre de acordo com as normas da Igreja.

Repito sempre que uma pessoa, quando busca um Sacerdote, não o busca por ser ele a pessoa física que é, busca-o sempre por ele representar, de alguma maneira, a Igreja Católica. Esse Sacerdote não tem o direito de orientar outra pessoa de acordo com seus próprios pontos de vista, sobretudo quando estes dissociam-se totalmente da Igreja.

É uma verdadeira traição do Ministério, é um abuso, porque essas pessoas não os foram buscar para receber algo de distinto, oposto aos ensinamentos da Igreja.

Isto dito, Jesus fala, a seguir, do defeito inato em cada um de nós de buscarmos espasmodicamente os ciscos que estão nos olhos dos outros, quando não enxergamos a trave que está no nosso próprio olho. A comparação entre o cisco e a trave é bem o estilo de Jesus, que, em outra ocasião, compara um camelo com o orifício de uma agulha.

Jesus quer que Sua Palavra impressione verdadeiramente e por isto usa hipérboles. Podemos corrigir os demais, existem pessoas que têm como Missão corrigir, mas, quando criticamos, precisamos usar de muito bom senso e humildade, porque muitas vezes também carregamos, de uma maneira ou de outra, os mesmos defeitos que queremos corrigir lá.

Se não os corrigimos em nós, passamos por hipócritas diante de Deus. Fujamos da hipocrisia e da falta de caridade, buscando de maneira insistente defeitos alheios, enquanto esquecemos de consultar nossa própria consciência.(*)
c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário