OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A ÚNICA E MAIOR NOVIDADE: “RESSUSCITAR COM JESUS CRISTO”.


Quinta Feira
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ecl,1,2-11


O início do livro chamado Coélet, ou Eclesiastes, é bastante conhecido de todos nós que temos certa familiaridade com a Bíblia: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”; e Coélet passa a seguinte afirmação: “Não há nada de novo debaixo do sol”.

Algo que poderia parecer uma novidade já foi visto e considerado por gerações passadas. As águas dos rios escorrem para o mar, o mar não se enche e elas voltam novamente às nascentes dos rios para reiniciarem seu curso.

Aparentemente, essa leitura cheia de desencanto e monotonia não nos assusta porque estamos acostumados a um sem número de surpresas e novidades. No século XX o homem colocou os pés na Lua, e isso não tinha acontecido antes. De lá para cá, a maneira como a informática revolucionou o mundo também não era conhecida pelas gerações passadas. Até o armamento bélico apresenta uma sofisticação hoje que não existia no passado; no entanto, se nós fizermos uma análise menos superficial, iremos concluir que o homem é sempre o mesmo, modificam-se as armas, tornam-se mais sofisticadas e, no entanto, para que servem?

Para a guerra, exatamente como no passado. A informática traz-nos bens incríveis e, no entanto, os desejos, as necessidades e as misérias do ser humano são hoje o mesmo que foram no passado.

Existe, para os leitores de Coélet, desencantados com sua maneira de analisar a realidade, uma novidade que realmente nos surpreende, uma realidade que traz um salto qualitativo enorme: a Ressurreição de Jesus.

No tempo em que se escreveu esse livro ela não havia acontecido ainda, e hoje é uma realidade. Deus realizou no Corpo de Jesus um ato escatológico, retirando-O do túmulo para onde vão os mortos e transportando-O para a escatologia. Deus O fez sentar-Se à Sua direita, prometendo-nos a todos a mesma sorte, isto é, vencermos nós também a monotonia do tempo e do espaço, uma vez que confiemos Nele no dia da nossa morte, transformada ela também em Ressurreição.

Sim, esta é a maior novidade - todo o resto já conhecemos - podermos Ressuscitar com Cristo, desde que vivamos atualmente com Ele.(*)”
c/f  Padre FernandoC.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário