OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 1 de julho de 2010

AMÓS, FIGURA DOS MISSIONÁRIOS DE HOJE.

Quinta Feira
13ª SEMANA T. COMUM
Am.7,10-17

Viveu uma vida agitada e atribulada o Profeta Amós. Certamente teve nostalgia dos tempos em que era um simples pastor e plantador de sicômoros na Judéia. Porém, sua vida modificou-se enormemente e suas desgraças se iniciaram a partir do momento em que começou a profetizar em Betel, um santuário situado na extremidade sul do Reino de Israel, na época de Jeroboão II.

Amós, com suas Pregações virulentas, agitava o Santuário de Betel. Incomodava os responsáveis pelo local e principalmente o Sacerdote Amazias, funcionário do rei. “Foge daqui, vidente - diz-lhe Amazias – volta para tua terra, Judá, profetiza lá e come lá o teu pão; aqui em Betel não mais profetizarás, porque este é o santuário do rei”. Em outras palavras, o rei não estava disposto a ouvir ameaças proféticas, viessem de quem viessem, e necessitava de funcionários dóceis, obedientes que profetizassem de acordo com seus interesses pessoais. Amós responde a Amazias que Jeroboão II não terminará bem e que ele próprio, Amazias, será desterrado e morrerá em país estrangeiro.

Homens de Deus que falam a verdade, doa a quem doer, são relativamente raros e, por isso, são normalmente detestados. Não precisamos procurar muito para encontrar exemplos e testemunhos em nossa sociedade atual.

Existem, no norte do Brasil, Missionários e Missionárias que clamam contra injustiças flagrantes, cruéis, cometidas por grandes fazendeiros e grileiros contra gente pobre, humilde, que não tem como se defender; não é raro recebermos a notícia de que um ou outro foi calado, eliminado, exatamente como fez Amazias nos tempos de Amós, no país de Israel; no entanto, aqueles que agem desta maneira não sabem o que os espera no futuro, ainda que contem com advogados poderosos e possam sorrir cinicamente diante das câmeras de televisão.

Ainda não se apresentaram, porém, diante do tribunal de Deus - lá receberão a sentença que merecem e não contarão mais com os poderosos para defendê-los a qualquer custo.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário