OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 25 de julho de 2010

O PÃO DA PALAVRA DE DEUS NOS LEVA AO PÃO DO REINO DOS CÉUS.


17º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc.11,1-13
São Lucas, diversamente de São Mateus, diz-nos que a circunstância na qual Jesus ensinou o Pai Nosso a seus discípulos foi um momento de Oração pessoal Sua.
 Os Discípulos estavam impressionados com o modo como Jesus rezava. Pediram então, humildemente, que os ensinasse a Rezar. Jesus, neste Evangelho, transmite o texto lucano bem mais abreviado do que o texto de São Mateus: “Pai, santificado seja o Teu nome”. Pode o nome de Deus ser santificado por nós? Depende de nós a santificação do nome de Deus? A estas perguntas se deve responder, sim e não.

Não, porque Deus é inefável, Deus é transcendente e não precisa de nenhum de nós para se realizar. Sim, porque no nosso meio o nome de Deus é santificado sempre, mas apenas quando nos comportamos dignamente, quando realizamos frutos visíveis de conversão do Coração e observamos perseverantemente Seus Mandamentos.

Que tristeza vermos muitos dos assim chamados Católicos, dentro da Igreja, que não têm nenhuma preocupação em santificar o nome de Deus com testemunho luminoso de Vida; pelo contrário, um comportamento medíocre, morno, censurável visto pelos de fora, ao invés de atrair para Deus - e é neste sentido que Seu nome é santificado - afastam e blasfemam o Nome de Deus. Deveríamos compenetrar-nos de que somos capazes, não apenas se santificar, mas também de blasfemar o Nome de Deus.

“Dá-nos o pão de cada dia”; através do símbolo do Pão contemplamos não apenas a realidade material de que necessitamos para nos manter em vida, mas sobretudo Sua Palavra, porque mais do que Pão material que alimenta o estômago, Sua Palavra deve diariamente alimentar o Coração daquele que quer progredir na Maturidade Cristã e chegar a um verdadeiro desabrochar de sua Vocação em Cristo.

Estes enamorados da Palavra de Deus no presente poderão participar também do Pão escatológico. Bem aventurado aquele que comer o Pão no Reino dos Céus.

Hoje os que mastigam o Pão de Sua Palavra diariamente, são convidados a tomar parte à Mesa do Reino dos Céus com o Deus de Abraão, Isaac e Jacó.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário