OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 3 de julho de 2010

SÃO PEDRO E SÃO PAULO.



4 DE JULHO
14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Jo.21,15-19


A Igreja celebra hoje a solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Esta solenidade em Roma é celebrada no dia 29 de junho.
 São Pedro e São Paulo, duas figuras tão diferentes! São Paulo, culto; São Pedro, pescador. São Pedro, um discípulo da primeiríssima hora com Jesus. São Paulo nunca conheceu Jesus em vida. Os dois, embora judeus, eram diferentes quanto à educação, à cultura, à visão teológica que possuíram do mistério de Jesus Cristo e, no entanto, duas figuras tão diferentes são unidas pela Igreja numa mesma celebração. É que a Igreja de Roma - e nós com ela - vemos nestes dois Apóstolos o fundamento último da nossa Fé.

São Pedro recebeu a herança de Jesus Cristo e se tornou o líder mais importante da Comunidade cristã do primeiro século. São Paulo recebeu a incumbência de Cristo de se dirigir também aos pagãos. Enquanto São Pedro mantinha o Cristianismo nos meios judeus, São Paulo desbravava as florestas do Império, levando a mensagem de Jesus Cristo aos confins da Terra. Ambos, por meios diversos, como diz a liturgia de hoje, reuniram a única família de Deus e, irmanados pelo martírio, merecem de todos nós igual veneração.

Permitamo-nos hoje refletir também sobre nossa Igreja. Nossa Fé apostólica está relacionada com estas duas figuras históricas que conheceram Jesus, quer em vida, quer em uma aparição após a Ressurreição. A Igreja Católica tem-se mantido inalterada por dois mil anos. Podem falar dela o que quiserem, podem enumerar seus desacertos, seus pecados, suas misérias passadas e atuais, tudo o que houve dentro da Igreja no passado e há ainda no presente - como o Papa nos diz – e, apesar de tudo isto, vão-se os seus inimigos, vão-se os opositores, vão-se outras instituições, e ela permanece. Quando parece a muitos que ela está agonizando, ela Ressuscita das próprias cinzas, novamente disposta a viver.

Orgulhemo-nos de nossa Igreja, de nossa Fé; existem coisas erradas sim, coisas que não deveriam estar dentro, porque lixo se põe para fora. Orgulhemo-nos de ser Católicos. Nenhum de nós se envergonhe da sua própria fé, demos testemunho da nossa Igreja perante os demais e, sobretudo hoje, ofereçamos um testemunho de Amor a ela e à figura do Sucessor de Pedro, que é o Santo Papa.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário