OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SÓ DEUS TRANSFORMA CORAÇÕES DE PEDRA EM CORAÇÕES DE CARNE


Segunda Feira
14ª SEMANA T. COMUM
Os.8,4-7.11-13


O Profeta Oséias, que exerceu o seu Ministério nos últimos anos em que agonizava o Reino de Israel ou do Norte, entre 740 e 725 a.C., tem seu Livro lido na Igreja e apresentado hoje para nós.
O Profeta assim se exprime: “Cantarão no Vale de Acor cânticos de esperança. Eu transformarei – diz Deus – o Vale de Acor num vale de esperança”. Acor era uma localidade onde Israel, no passado, havia provocado Deus e havia recebido - de acordo com a literatura bíblica - um severíssimo castigo; mas o Profeta nos diz que Deus transformará o local do severíssimo castigo - chamado por isso mesmo Acor - em “Porta da Esperança”. Com outras palavras: o que não acontece conosco, dá-se com Deus.

Vejamos, por exemplo, um amor humano, o amor conjugal, que chega a uma intensidade ímpar; se vier, por razões diversas, a desmoronar, dificilmente se reconstrói novamente. Seria como uma flor belíssima que, ao receber o calor do sol, murchou. Era bela, mas agora não tem mais o brilho; a beleza já não existe e não se tem mais esperança de torná-la viva de novo.

Assim se passa com o amor humano e aqueles lares que já conheceram o desmoronamento de um Casamento sabem, por experiência própria, o que digo neste momento. Porém, isto não se passa com Deus. Deus é capaz de, após tudo arruinado ou desmoronado, recomeçar novamente, e recomeçar como se nada tivesse acontecido. Deus é capaz de reproduzir uma imagem belíssima em alguém destruído pelos próprios pecados. Deus é capaz, na Sua misericórdia, de levá-lo a participar intimamente do mistério pascal, da Morte e Ressurreição de Cristo; este alguém, a partir do próprio pecado, do próprio nada, da miséria mais profunda, pode refazer-se e tornar-se filho de Deus queridíssimo do Pai em Jesus Cristo. Repito: o que os homens não são capazes de fazer, Deus o faz, e este não é um milagre raro na comunidade dos filhos e filhas de Deus.

Se os confessionários pudessem falar, teríamos condições de perceber como Deus, na Sua misericórdia, transforma, profunda e radicalmente, corações de pedra em Corações de carne, totalmente entregues ao cumprimento da Sua vontade com alegria e a passos pressurosos em direção à Vida Eterna.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário