OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 24 de julho de 2010

DEUS REJEITA QUEM PRATICA O MAL E CELEBRA O CULTO DIVINO.


SÁBADO
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Jm.7,1-11

Existem, no Livro de Jeremias, diversos textos nos quais o Profeta é mencionado na terceira pessoa do singular. São normalmente textos não escritos pelo Profeta, mas redigidos por redatores posteriores, anônimos; diversos estão no estilo da teologia do Deuteronômio. São textos deuteronomistas, como este que a Liturgia nos coloca hoje diante dos olhos.
 O Profeta tem o cuidado de não separar a Vida ética e moral do Culto prestado a Deus no Templo de Jerusalém. Este Templo, antes de 587 a.C., estava ainda de pé, porém Deus advertia severamente os Judeus e habitantes de Jerusalém, através do seu Profeta, que matar, roubar, fornicar, falar mal e depois entrar no Templo, buscando o culto divino através de uma bela Celebração litúrgica é abominável aos olhos de Deus.

Através do Seu Profeta, Deus afirma explicitamente que rejeita não só este culto, mas também os que os oferecem; põe-nos para fora porque conhece e perscruta os rins e o coração e sabe o que se passa no interior de todos.

Tal comportamento é uma tentativa de subornar Deus, é tentar comprar Deus através de culto externo. Nós, que tomamos parte na Liturgia católica, que frequentamos as Missas dominicais, que participamos de atividades da Igreja devemos tomar cuidado quando entramos na Casa do Senhor. Nossas igrejas são a Casa de Deus.
                                                                                      
Mas o que foi dito no passado vale para hoje também: matar, roubar, destruir, cometer adultério, jurar falso e depois vir à Casa de Deus e pretender ser aceito por Ele é abominável. Deus rejeita estas pessoas e as põe decididamente para fora.(*)

C / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário