OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 3 de julho de 2010

SÃO TOMÉ, APÓSTOLO.


3 de Julho
Jo.20,24-29
Hoje, com a Igreja, celebramos a festa de São Tomé. É verdade que dele não conhecemos nada além do Nome, no entanto a festa de um Apóstolo é sempre um momento privilegiado na nossa Celebração litúrgica anual.

São Tomé é aquele relembrado por São João por ocasião de uma aparição Pascal de Jesus Ressuscitado. Num primeiro momento recusou-se a crer, mas logo a seguir proferiu o ato de Fé mais profundo que o quarto Evangelho possui. Diante de Jesus, prostrado afirma: “Meu Senhor e meu Deus”.

A Fé é uma Virtude que Deus nos concede gratuitamente. A prova disto está em que muitas pessoas gostariam de ter Fé, mas até o presente momento não a tem. A Fé normalmente a recebemos com o nosso Batismo. É claro que ela deveria crescer e progredir em cada um de nós, no entanto ela não é objeto de trabalho de nossa parte.

Não somos nós os construtores da Fé e não somos nós que a fazemos crescer ou aprofundar em nós. É a Graça de Deus, é uma Virtude teologal, é uma luz que cada um de nós possui dentro e, através da qual, pode ler o invisível, e o plano, ou projeto, de Deus em Cristo, com relação à humanidade a respeito da Igreja e de cada um de nós.

É uma Luz pessoal; eu não posso emprestar a minha Fé a quem quer que seja. É uma Luz que se intensifica a medida da nossa generosidade com Deus, ou pode também ir diminuindo de intensidade à medida que optamos pela mediocridade, ou deixamos Deus de lado nas grandes decisões e nos grandes momentos na nossa existência.

Uma coisa deve ser dita: quem a acende é Deus. Nós temos sim o poder de apagá-la dentro dos nossos Corações. Não compete a nós, não é algo que esteja ao nosso alcance reacende-la novamente.

O Dom se transforma em tarefa. Se você possui além da luz solar, além da visão física deste mundo, uma luz que o faz enxergar além e, sobretudo o mundo invisível de Deus, em primeiro lugar agradeça, em segundo lugar tome cuidado para que esta chamazinha jamais se apague com as tempestades e as tribulações que podem acontecer na nossa vida.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário