OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CRESCER E AMADURECER PELA LEITURA DIRETA DA PALAVRA DE DEUS.


Eu hoje gostaria de fazer um parêntese diante das reflexões Bíblicas que tenho feito nestes últimos dias, para alertar o Povo católico a respeito do Primado que deve ter na Vida da Igreja e na Vida de cada um, a Palavra de Deus.

Durante mais de quatrocentos anos Ela esteve exilada, lamentavelmente, dos meios católicos. Desde a época da reforma protestante, até o Concílio Vaticano II, os católicos não costumavam buscar Alimento direto na Palavra de Deus.

Um dos mais fecundos frutos do Concílio Vaticano II, foi a reforma litúrgica e dentro dela o novo Lecionário que nos é apresentado. O Povo de Deus agora, contrariamente aos anos passados, tem o tesouro Bíblico da Palavra inspirada por Deus.

Ele pode ler praticamente toda Escritura num ciclo bienal e ferial e pode ouvir os três sinóticos evangelistas num ciclo dominical trienal.

Desde 1970 até os dias de hoje, multiplicaram-se muitos comentários, muitos textos homiléticos, sermões preparados, no entanto eu gostaria de sugerir àqueles que se acostumaram a meditação bíblica, como estas que fazemos, a tomarem a sério o texto direto da Palavra de Deus. Um comentário, por melhor que ele seja, não deve ser para nós um momento, ou uma ocasião de dispensa da Palavra de Deus.

Nenhum comentário dispensa a leitura direta do texto. É verdade, o texto não foi escrito diretamente a mim, ele foi escrito à minha Igreja, da qual sou parte neste momento como membro. Ele foi inspirado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo inspirou diretamente aqueles que, muitos séculos atrás, compuseram estes textos, Antigo e Novo Testamento.

Porém se este mesmo Espírito que os assistiu à época que o texto era escrito, for invocado com toda confiança e fé por cada um de nós, Ele presidirá a nossa intelecção atual do texto e o transformará em alimento que podemos receber.

Atenção: não é suficiente apenas escutá-lo numa homilia dominical, se esta não for seguida de um momento pessoal de meditação. A Palavra de Deus seria comparada a uma semente de ótima qualidade que, no entanto ficou na superfície do terreno, não foi para dentro, vieram as aves do céu e as comeram.

Para que isso não aconteça em sua Vida, seria necessário que uma vez ouvida a Palavra de Deus, e o local mais próprio de proclamação é efetivamente a Liturgia, fosse posteriormente meditada, ruminada, em momentos mais ou menos prolongados de silêncio por cada um.

Ai sim se cresce, amadurece para com Deus.(*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário