OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O MUNDO NÃO CONSEGUIRÁ AFASTAR DE DEUS A HUMANIDADE


QUARTA FEIRA
15ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Mt.11,25-27


Jesus, no texto evangélico de hoje é extraordinário.  Rodeado de gente simples e pobre, não se lamenta, pelo contrário, eleva uma prece que possui como conteúdo um hino de Ação de Graças ao Pai: “Eu te louvo Senhor, Pai do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos deste mundo e as revelastes aos simples.”
 Que coisas eram estas? Estas coisas eram a Revelação de Deus na Pessoa de Cristo. Jesus não era seguido e rodeado dos mais ricos, dos mais cultos, dos mais nobres, das autoridades, era rodeado de gente simples. Até hoje Evangelho é bem mais recebido pelos simples, pelos humildes, do que por pessoas importantes, sofisticadas e complicadas.  Aliás muitas dessas pessoas estão tão atarefadas com este mundo e com aquilo que passa que pouco tempo têm para ouvir a Palavra de Deus.

Na epístola retirada de Isaías, num quadro contrastante com aquilo que acabo de dizer, apresenta-se a figura de um poderoso, naquela época o rei da Assíria Teglat Falazar III: “Com meu poder, com minha força alarguei os confins de meu império. Com meu poder e minha força dominei os povos com a mesma facilidade com que uma senhora afugenta galinhas e recolhe todos os seus ovos numa cesta.”

Deus, no entanto, sorri com ironia deste pobre poderoso. Pode por acaso, o machado se rebelar contra aquele que o empunha? Nas mãos de Deus, o Senhor da História, a Assíria era um simples instrumento; um instrumento, na verdade, duro, uma espécie de flagelo, para com ele serem castigados Judá e Israel. No entanto, o poderoso rei assírio pensava além de suas competências, não queria apenas castigar ou humilhar, queria destruir e conquistar. Este poder, Deus, o Senhor da História, não lhe havia dado, e terminou seus dias ingloriamente.

E assim acontece com todos aqueles que estão no poder e tentam se levantar contra Deus ou, de maneira mais sutil, tentam afastar a humanidade do plano Divino.  Todos estes perecem sistematicamente; conhecemos esta longa História, a partir deste rei assírio até os ditadores atuais, prepotentes, que também se ergueram contra Deus.(*)

c / f Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário