OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SÃO BOAVENTURA.


15 DE JULHO
QUINTA FEIRA
Mt.11,18-30

Finalmente, uma palavra encorajadora de Jesus: “Vinde a Mim, vós todos que estais fatigados e oprimidos e Eu vos darei descanso”.
Quantos Corações padecem as mais variadas opressões!  Solidão, indiferença, crueldade de outros seres humanos - Jesus Cristo chama-os todos a Seu Coração. Quando não encontrarem neste mundo ninguém mais que lhes possa ser útil ou servir, existe sempre Jesus, presente e atuante, capaz de receber qualquer Coração sofrido ou atribulado. Basta que se ponha a Rezar na Sua presença, que abra o Coração dilacerado na Sua presença, que chore para que algum auxílio, socorro ou Graça do Espírito Santo caia como óleo diretamente nesse Coração.
Jesus continua, no entanto de maneira paradoxal: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei sobre mim”. Mas afinal, tomar o jugo de Cristo? Ele acaba de dizer que nos alivia em nossas opressões e tribulações e agora nos convida a tomar seu jugo? Não é o jugo um objeto de opressão?  Não eram os animais que o usavam para, no passado, arar os campos? 
Na verdade, o jugo de Jesus é leve, como diz o Evangelista, com uma condição: que nós Dele recebamos o Espírito Santo.  Não é que a mensagem de Cristo e Seus Mandamentos sejam menos exigentes que os Mandamentos dados por Deus a Moisés, pelo contrário, são muito mais exigentes. 
No entanto, Jesus Cristo dá-nos diretamente o Espírito Santo; se o Espírito Santo interiorizar o Seu mandamento em cada Coração, à Sua vontade, essa pessoa receberá o beneplácito divino, sem que isto lhe custe.  Os teólogos chamam a isto a Graça interna do Espírito Santo, que nos faz assumir como vontade própria e em plena alegria aquilo que Deus, em Cristo, deseja e espera de cada um de nós.
Sim, podemos ir a Cristo e apresentar-Lhe

nosso Coração atribulado e podemos, sem

nenhum medo ou constrangimento, assumir

Seu jugo, porque ele de fato é leve, quando

nos acompanha a Graça do Espírito Santo.(*)


c / f Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário