OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 11 de julho de 2010

QUEM É MEU PRÓXIMO ?


15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc.10,25-37

A Palavra de Deus cresce juntamente com aquele que a lê, medita e a recebe num Coração bom.  A Parábola lucana do bom Samaritano é das mais conhecidas dos nossos Evangelhos, mas hoje gostaria de apresentar à meditação e reflexão de todos uma leitura peculiar: quem é o meu próximo? 

Meu próximo, em primeiro lugar, foram meus Pais.  Sem eles eu não teria existido, eles me deram tudo, deram-me a Vida, arrancaram-me do nada, cobriram-me de carinho e afago.  Arrancaram-me também da ignorância e foram os primeiros a me ensinar como me comportar nesta Vida.  Quantas pessoas são ingratas com seus pais!

A seguir vem a corte imensa de tantos e tantas que penetraram e penetram em nossa existência: professores, educadores, sacerdotes, pessoas que nos aconselharam o bem.  São todas estas as pessoas que nos ajudaram imensamente a crescer. É preciso trazer à memória velhos mestres, velhos professores, que não apenas nos ensinaram matérias especificas, mas nos mostraram como devíamos comportar-nos na vida, na sociedade e na comunidade.

Nosso próximo é o Cônjuge, o marido, a Esposa - aquela pessoa com quem casamos; ela também, de certa maneira, nos arrancou de nossa solidão e se entregou inteiramente a nós, deu-nos sua vida.  Foi o Marido de minha promessa, a Esposa do meu sonho. 

Nosso próximo são nossos Filhos.  Aqueles que nos ajudam a voltar à nossa infância, que nos ajudam e nos ajudaram no passado a nos tornarmos mais joviais, alegres.

Nosso próximo são todos aqueles Médicos, enfermeiros, psicólogos, profissionais de vários especialidades que nos auxiliaram e nos auxiliam.

Nosso próximo a coroar tudo isto é Deus, sem Quem nada existiria e nós mesmos cairíamos no nada. Bem, diante de toda esta plêiade, gostaríamos de ouvir, dirigida a nós, a resposta de Jesus àquele doutor da lei: “Vai e faz a mesma coisa, vai e faz a mesma coisa que fizeram teus pais contigo, faz a mesma coisa que fizeram teus educadores, sacerdotes, beneméritos contigo. Vai e faz a mesma coisa que fez um esposo dedicado, uma esposa fiel, tantos daqueles que te trouxeram vida a fora e te ajudaram a caminhar nas estradas rumo ao céu.”

Vai tu e faze a mesma coisa.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário