OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 20 de julho de 2010

HOMENS E MULHRES,COMO ELIAS DEFENSORES DOS DIREITOS DE DEUS.


20 DE JULHO

Hoje, 20 de julho, celebra a Igreja, sobretudo no Oriente, a festa de um grande Profeta, Elias, Santo Elias. Juntamente com a Igreja Oriental, celebram esta festa os Carmelitas que, há poucos dias comemoraram a festa de Nossa Senhora do Carmo; hoje, com Ela, veneram seu fundador ideal.

Elias, cujas atividades se encontram no primeiro Livro dos Reis, capítulo XVII a XIX, viveu tempos difíceis. Eram tempos em que a Fé no verdadeiro Deus parecia derrotada pelos sacerdotes de Baal e sua religião. Nós também vivemos épocas em que parece que o secularismo, o ateísmo, o indiferentismo estão a ponto de fazer naufragar nossa Igreja.

Os tempos de Elias assemelham-se em muitos aspectos ao nosso. No entanto, mesmo solitário, sem muitos companheiros, não era Elias um homem desencorajado, resignado, medíocre. “Eu me consumo em zelo pelo Senhor Deus dos exércitos. Viva o Senhor, em Cuja presença me encontro”. Com este fogo que o consumia internamente, de acordo com o texto deuteronomista lido, Elias enfrentava os brutais inimigos de Deus: o Rei Acab e a Rainha Jezabel.

Pessoas com o espírito de Elias, pessoas de fogo incandescente sempre existiram na Igreja. João Batista, na época de Jesus, é apresentado como aquele que veio no espírito e na força do Profeta Elias, um Elias redivivo. Depois de João Batista quantos Elias se manifestaram na História da Igreja bimilenar! Todos aqueles homens e mulheres que não se conformaram com suas épocas, que a elas não se sujeitaram. Homens e mulheres que batalharam enormemente pelos direitos de Deus, pelo primado de Deus em todas as coisas.

Como gostaria que, a partir destas reflexões, surgissem em nosso País católico Corações contagiados do mesmo fogo e do mesmo ímpeto de Elias, capazes de defender em nossa sociedade secularizada e atéia os direitos de Deus que são também os direitos fundamentais dos homens, se não quisermos animalizar-nos como as bestas irracionais. (*)
c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário