OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 1 de abril de 2010

JESUS NOS DÁ, NO MISTÉRIO DO PÃO E DO VINHO, SUAS DORES,SUA MORTE E RESSURREIÇÃO.


QUINTA FEIRA SANTA
Jo.13,1-15

Nesta Quinta-feira Santa, a partir do horário vespertino, nós iniciamos o Sagrado Tríduo Pascal, que se encerrará no Domingo de Páscoa à noite. Todos nós gostaríamos de nos sentar à mesa para a última refeição com Jesus. De fato, assim o evangelista São João no-lo mostra, ao descrever Seus últimos atos e Seus últimos gestos. Dentro de pouquíssimas horas Ele deixará de ser livre, não terá mais liberdade de movimento, Suas mãos estarão atadas, amarradas. Os acontecimentos, os eventos sinistros da Paixão já se puseram em movimento de maneira irrevogável: Jesus vai infalivelmente - embora livremente - ao encontro do Seu destino e do Seu cálice terrível.

Que faz Jesus nos Seus últimos momentos de liberdade, quando ainda Se sente Senhor de Si? Aqui está a maravilha da Quinta-feira Santa: Jesus toma o Pão em Suas mãos e, depois de ter dado Graças a Deus, imprime neste Pão a Sua paixão. “Tomai todos e comei, isto é o Meu corpo, que será entregue por vós”. Toma um Cálice com Vinho e imprime naquele Vinho do mundo o Seu Sangue, as Suas dores, a violência da Sua morte: “Tomai todos e bebei, este é o Cálice do Meu sangue, o Sangue da aliança, que será dentro em breve derramado por vós e por todos para a Remissão dos pecados”.

E assim nós recebemos hoje o último gesto livre e responsável de Jesus: entregar-nos, como dom, a Sua própria Paixão, entregar-nos como dom impresso no Pão e no Vinho Suas dores, Sua Morte e Sua Ressurreição. Para que? Para que este Dom de transformar-Se no único Sacrifício que oferecemos em Seu nome ao Pai - através do Corpo e do Sangue de Cristo - seja também o nosso Dom, o nosso gesto, a nossa entrega existencial com Cristo e por Cristo nas mãos de Deus.

Nós nunca admiraremos em profundidade a beleza, a riqueza, e sobretudo o transbordamento de Amor  de um Coração divino e humano impresso na Eucaristia que está ao nosso alcance em todos os altares, onde o Santo Sacrifício vem a ser atualizado e celebrado. Normalmente, alguém pede a Deus que, em primeiro lugar, o livre de um perigo e depois Lhe rende Graças. Jesus Se antecipa na Sua trajetória, no Pão e no Vinho, e rende Graças a Deus, louva e bendiz a Deus por dar a Ele - Jesus – a ocasião de manifestar assim o extremo Amor que tem para cada um de nós.

É com o Coração transbordante de Gratidão e de Alegria que nós recebemos em nossas mãos o último e definitivo Amor de Jesus, o Dom Dele mesmo para nossa Vida e a Vida do Mundo.   (*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário