OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 11 de abril de 2010

BEMVENTURADS OS QUE CRÊEM SEM TEREM VISTO.



2º DOMINGO DO TEMPO PASCAL
Jo.20,19-31


Neste segundo domingo  da Páscoa,

o evangelista São João - fiel a uma tradição

anterior a ele - carregou e condensou no

apóstolo Tomé a dúvida apostólica. Assim

sendo, prestou-nos um grande favor, porque

nos diz que os apóstolos, embora simples,

não eram pessoas crédulas.
 Não foi a Fé na Ressurreição fruto de uma exaltação religiosa, ou fruto de uma alucinação psicológica; sofreram e tiveram que se render diante das evidências, afirmando que o seu Senhor, miseravelmente pregado numa cruz e morto, estava mais Vivo do que nunca.

Jesus Ressuscitado, diz-nos o texto, sopra sobre eles numa ação simbólica, comunicando-lhes o Seu Espírito Santo. Doravante, cheios do Espírito do Ressuscitado, poderão perdoar todos os pecados, porque em Cristo - vencedor do pecado e da morte - Deus resolve dar uma grande absolvição a cada um sem nenhuma exceção, por maiores que possam ser os pecados.

Nesta primeira aparição - de acordo com o texto - não estava presente o evangelista da dúvida, São Tomé.. Ele se rende oito dias depois, num contexto dominical e, sem querer desvendar o mistério com as próprias mãos, pronuncia o ato de Fé mais forte de todo o Novo Testamento, diante de Jesus Ressuscitado. O evangelista gostaria que fosse este o ato de Fé provindo do nosso coração: “Meu Senhor e meu Deus”.

Jesus - antes que o texto evangélico chegue ao seu final – liberta -Se das amarras do próprio texto e, contemplando-nos desde longe, pronuncia à imensa platéia que somos todos nós a bem-aventurança do final deste evangelho: “Bem aventurados aqueles que crêem sem terem visto” – bem aventurados aqueles que crêem sem sondar o mistério com as próprias mãos.

Bem aventurados somos todos nós, desde que a nossa Fé seja Sincera e, ao mesmo tempo, Alegre e Feliz.   (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário