OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A FÉ É DOM DE DEUS EM NÓS; POR ELA PODEMOS FAZER O BEM.



Segunda Feira
2ª Semana da Páscoa
Jo.6,22-29

 
É preciso dizer que os escritores do Novo Testamento, no século primeiro, se viram às voltas, cada um a seu modo, com a questão das obras que nós devemos realizar com vistas à nossa Salvação.

Para o Judaísmo, anterior ao Cristianismo, tudo era claro: Deus havia ordenado a Moisés aquilo que os Israelitas deveriam realizar. De posse e conhecimento destes mandamentos eles, por sua iniciativa, caminhavam no bem e, desta feita, se tornavam credores da Vida eterna.

No Cristianismo as coisas se passaram diferentemente. São Paulo, por primeiro, ao que tudo indica, levantou esta bandeira, afirmando o primado da Fé sobre as obras. “Nós dizemos - escreve ele - que o homem é justificado diante de Deus não em base às suas obras, mas por causa de sua Fé”. Enquanto São Tiago, numa outra perspectiva, afirma que a Fé sem as obras é improdutiva, morta, o evangelista São João - que lemos neste Tempo Pascal - dá o seu contributo a esta questão que agitou o Cristianismo das origens: na verdade se trata de realizar obras, melhor, uma única obra - o evangelista identifica a fé com a única obra que Deus espera de cada um de nós - e esta contribuição de São João é uma contribuição feliz, porque a Fé é o ponto de partida para o crescimento numa Vida de virtudes e de intimidade com Deus.

A Fé é obra de Deus em nós, e não obra nossa, nenhum de nós busca a Fé e a obtém com seus próprios meios e por sua própria iniciativa - ela não é uma virtude moral que se conquista com esforço, perseverança, temperança, castidade. Ou Deus ilumina a mente do ser humano e ela se abre às realidades que escapam à nossa visão material, ou simplesmente não possuímos a Fé. Ninguém se pode outorgar a luz da Fé, ela é obra de Deus; porém, uma vez presente esta luz, nós podemos realizar aquilo que agrada a Deus.

Este foi o contributo do nosso evangelista. A única obra que Deus quer ver é a Sua obra, mas não às custas de nos dispensar de qualquer sacrifício, renúncia ou opção. É obra divina a Fé que nós recebemos agradecidamente com a nossa responsabilidade, a partir da qual caminhamos a passos seguros no cumprimento de Sua Vontade.   (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário