OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 12 de abril de 2010

VIVAMOS A MORTE TERRENA E A VIDA ETERNA DE JESUS RESSUSCITADO


Segunda Feira
2ª Semana da Páscoa
Jo.3,1-8


Nesta segunda-feira do Tempo Pascal, ao iniciarmos a leitura do capítulo terceiro do evangelista São João, Jesus Ressuscitado nos diz que devemos nascer do alto ou, se preferirmos, devemos nascer de novo, porque aquele que nasceu da carne é apenas carne, ao passo do que aquele que nasce do alto, ou do espírito, este é espiritual.

O principio é simplíssimo: um pai carnal nos gerou carnalmente para este mundo, e nós aqui vivemos carnalmente. Mas onde termina a carne, isto é, a nossa existência terrestre? Ela termina na corrupção da morte, no túmulo. Jesus Ressuscitado nos diz que aquele que nasce da carne e experimenta uma vida de limitação terrestre é chamado e convidado por Deus a nascer do alto, a nascer de novo ou nascer do Espírito.

O Espírito de Jesus glorificado é capaz de nos fazer renascer a uma segunda potência, a uma potência definitiva; Ele é capaz de nos fazer renascer metafisicamente, isto é, para uma existência metafísica, para além da carne, existência essa que já pode e deve ser vivida na nossa existência terrestre.

Estes são os que ainda não concluíram a sua vida na carne, mas que já receberam o Espírito Santo de Deus e desenvolvem, no íntimo dos Corações, uma Vida toda espiritual porque dinamizada, produzida e conduzida através do espírito de Jesus Ressuscitado. Se a Vida carnal se encerra na Morte e na Corrupção do túmulo, a Vida espiritual que se inicia com o nosso Batismo não conhece término - ela ingressa na eternidade de Deus.

Mas – atenção - não é suficiente termos nascido uma única vez, não! A regeneração batismal é uma semente, é um inicio, e nós somos convidados pelo espírito do Ressuscitado a renascer diariamente, a subir um degrau, a nos elevarmos a um patamar superior e, assim - de degrau em degrau, de subida em subida - a nos atualizarmos sempre mais, até nos tornarmos mais dóceis ao Espírito de Jesus. É ele que nos vai modificando e modelando no homem novo, capaz de viver após a Morte a Vida Eterna do Cristo Pascal.

Nós louvamos e bendizemos a Deus porque nos dá, já neste mundo, esta possibilidade.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário