OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 3 de abril de 2010

JESUS NOS DÁ O ESPÍRITO SANTO, NO SANGUE E NA ÁGUA DO SEU CORAÇÃO.


SÁBADO SANTO

Neste Sábado Santo - um dia absolutamente despojado do ponto de vista litúrgico - a Igreja se recolhe junto ao túmulo de Cristo em meditação.

Diz-nos o evangelista São João que, logo após a Morte, um dos soldados feriu-Lhe o lado, e imediatamente correram Sangue e Água. A partir do Sangue de Jesus, a partir da sua Morte violenta, a Água escorrida do lado era o símbolo do Espírito Santo. O Sangue significa a Morte e a Água, o Fruto desta Morte, que é o Espírito Santo que nos é dado. Até hoje nós podemos receber este filete de Água - o Espírito Santo que, para nós, provém do Coração de Jesus ferido, por nós, na Cruz.

Ele, pela primeira vez, nos toca quando somos Batizados e, realmente, naquele instante um filete de Água - símbolo do Espírito do Ressuscitado - é derramado nas nossas cabeças. O Espírito Santo vem a nós, repito, das chagas de Jesus, o Espírito de Jesus tingido de vermelho, porque vermelho é o Sangue derramado.

Podemos fazer uma comparação: quando respiramos, nós inspiramos o ar e o mandamos para o pulmão; este ar oxigena o Sangue que, oxigenado, é conduzido a todas as partes do corpo. O Sangue oxigenado mantém-nos em Vida.

Jesus - e esta é a analogia - na Sua Paixão, inspirou o Espírito Santo - e, de fato, espírito e respiro em grego são ditos com uma única palavra: pneuma. Jesus inspirou o Espírito Santo na extrema obediência do Amor. O Espírito Santo inspirado por Cristo na Sua Paixão oxigenou-Lhe, por assim dizer, o corpo inteiro.

É claro que não estamos mais nos referindo a realidades biológicas, mas ascendemos a realidades espirituais. Oxigenado pelo Espírito Santo, Jesus pode entregá-Lo a nós, e Ele nos é dado tingido de vermelho, a partir do Seu Sangue. Nós O recebemos pela primeira vez no nosso batismo e, todas as vezes que comungamos, Jesus renova este gesto de doação de Seu Espírito a nós.

Sempre - não se esqueçam - tingido de vermelho, porque Ele provém da Sua Paixão e é Seu fruto mais excelente.    (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário