OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMPREENDER O SIGNIFICADO DAS ESCRITURAS



Quinta Feira da
Oitava da Páscoa
Lc.24,35-48


Continua nesta quinta-feira da oitava de Páscoa e conclui-se a leitura do texto de Lucas, referente aos dois discípulos de Emaús.

De volta a Jerusalém, apressados, encontram os onze que já tinham feito a experiência de Jesus Ressuscitado. Eles, por sua vez, narram o que lhes acontecera pelo caminho, e como haviam reconhecido o Senhor ao partir o pão.

O texto, no entanto, chama-nos a atenção pelas palavras que Jesus Ressuscitado diz aos Seus, reunidos, segundo o evangelista: “Abriu-lhes a inteligência, para que compreendessem o significado profundo das escrituras - e conclui – assim, era necessário que o Cristo sofresse todas estas coisas para entrar na Sua Glória. Em Seu nome será anunciado o perdão dos pecados em Jerusalém, pela Judéia, e até os confins da terra”.

Fixemos nossos Corações na seguinte afirmação: abriu-lhes o entendimento para que compreendessem o significado das Escrituras. Eles ainda não tinham feito uma leitura cristã do Antigo Testamento e não haviam descoberto naquele tesouro como Deus havia admiravelmente preparado os caminhos da Paixão e da Ressurreição de Jesus.

Como Jesus nos propõe, nós também folheamos as Escrituras, e não apenas o Novo Testamento; nós ouvimos o Antigo Testamento, do qual a Igreja jamais quis separar-se, mesmo levando em conta e dando o devido peso ao sentido literal intentado pelo autor ao escrevê-lo. Estamos abertos a um sentido mais profundo que Deus - sem que o autor estivesse totalmente consciente - possa ter depositado naquelas palavras, esperando que este segundo sentido se esclarecesse mais tarde com a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Assim, por exemplo, o Templo de Jerusalém, diversas vezes destruído e reconstruído, no Novo Testamento pode significar o Corpo de Jesus. De fato, o Evangelista São João nos conduz nesta direção: "destruí este templo e Eu o reedificarei em três dias" - Ele falava do templo do Seu Corpo. Desta maneira, nós podemos e devemos buscar um sentido Cristão nos livros do Antigo Testamento.

Repito, não é o caso de sermos artificiais - deixemos que o texto nos fale – mas, como somos Cristãos e nunca podemos deixar de fazer uma leitura Cristã da antiga Escritura, busquemos alimentar-nos sobretudo daqueles textos que, já por antecipação, trazem para nós, Cristãos, a figura de Jesus e Seu mistério.   (*)
c/ f Padre Fernando C. Cardoso

Um comentário:

  1. a palavra do senhor nos alimenta e nos fortifica, pois vossas palavras, são palavras de vida eterna "NEM SO DE PÃO VIVE O HOMEM MAIS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS". É sempre necessario meditar-mos a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir