OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PAIXÃO DO SENHOR. SEXTA FEIRA SANTA: “JESUS ME AMOU. ELE SE ENTREGOU POR MIM”



Jo.18,1-19.42

Nesta Sexta-feira Santa os nossos olhares se voltam para o Crucificado. Na liturgia das três horas da tarde, o ponto central e alto é o desvelamento da Cruz, seguido de um gesto de adoração e de gratidão por toda assembléia que neste ato toma parte.

Nós estamos acostumados a falar dos sentimentos físicos de Jesus - e realmente eles foram enormes, para além de Suas medidas. Basta pensarmos na Flagelação horrenda que precedeu a Crucificação, na Agonia lenta que Jesus suportou, pendente na Cruz. No entanto, não se fala com muita ênfase nos sentimentos internos de Jesus, e estes foram tão grandes ou maiores do que os sofrimentos externos.

Jesus foi entregue por um amigo íntimo no qual havia confiado plenamente. Jesus foi abandonado por todos os Seus amigos íntimos, sem exceção, foi negado por um deles, depois que este mesmo Lhe descobriu o messianismo misterioso. Jesus foi ridicularizado naquilo que Lhe era mais caro, o Seu messianismo. Jesus foi tratado como um Rei de comédia, um charlatão, um bufão - é lamentável e grotesco termos que contemplar Jesus todo ensangüentado, com um manto de púrpura nas costas, uma cana na mão e uma coroa de espinhos na cabeça. “Adivinha quem te bateu rei dos judeus”?

Jesus sofreu todas as piores humilhações em nosso favor. Não houve humilhação que Jesus não houvesse suportado: carregou Sua Cruz, nú, pelas ruas de Jerusalém, sendo objeto da zombaria de todos os passantes.

O Cálice do sofrimento foi bebido até o final e, nesta Sexta-feira Santa, nós gostaríamos de nos colocar diante da Cruz para contemplar com Amor e Reconhecimento um a um, não só os sofrimentos físicos, mas também os sofrimentos morais de Jesus, repetindo, quem sabe, as palavras de Paulo: “Ele me amou, Ele Se entregou por mim”.   (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário