OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 9 de abril de 2010

JESUS RESSUSCITADO DESEJA QUE NÓS O ENCONTREMOS, NO NOSSO DIA À DIA



Sexta Feira
Oitava da Quaresma
                                                                             Jo.21,1-14


O apêndice do Evangelho de João no seu capítulo 21 sempre me trouxe muita alegria e, ao mesmo tempo, surpresa. É que percebo que os evangelistas são sóbrios ao descreverem as aparições de Jesus Ressuscitado.
           Nada de tudo aquilo que a nossa curiosidade - à primeira vista e de modo todo especial - gostaria de captar num primeiro plano: nada de sinais extraordinários, nada de grandeza, de modificações na própria natureza - Jesus Ressuscitado aparece de maneira simples, o leitor quase não percebe que não está mais na presença do Jesus terrestre, mas sim do Jesus Glorificado.
        São Paulo teve uma experiência bem diversa daquelas que descrevem os evangelistas. São Paulo contemplou algo da glória do Cristo Pascal - mas nada disto aparece nos textos que relatam as Suas aparições nos Evangelhos canônicos. Aqui está uma grande lição para cada um de nós: Jesus deseja ser o mesmo durante toda a Vida da Igreja, deseja que nós O busquemos, enquanto estivermos nesta vida, não nas coisas extraordinárias, não na grandeza, no maravilhoso, mas no cotidiano, no dia a dia.
          Jesus deseja manifestar–Se apenas nas circunstâncias concretas de que são edificados os nossos dias. Jesus deseja que saibamos encontrá-Lo nas páginas da Escritura - e disto falei ontem - Jesus deseja que saibamos encontrá-Lo na Eucaristia, nas simples espécies e na aparência de um pedacinho de Pão. Ele deseja que saibamos encontrá-Lo no rosto anônimo ou sofredor de cada um dos nossos irmãos.
        É desta maneira que Jesus Ressuscitado quer encontrar-Se pessoalmente com cada um de nós ao longo da nossa carreira terrestre. Ocasiões diárias e circunstâncias normais para O detectarmos com os olhos profundos da nossa Fé não faltam no nosso quotidiano.
       Queremos ser gratos a Deus por nos presentear dia após dia com possibilidades novas - e ao mesmo tempo sempre repetidas - de nos encontrarmos face a face com o Cristo Ressuscitado, a nós, que não vivemos de grandes acontecimentos, de coisas extraordinárias, de grandezas, mas que passamos a nossa vida nos dias monótonos que se repetem igualmente.
O Senhor Ressuscitado, a cada dia, reserva aos seus amigos o modo de encontrá-Lo pessoalmente.   (*)

c/ f Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário