OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A DIVINA EUCARISTIA É JESUS CRISTO, NOSSO ÚNICO SALVADOR.



Sexta Feira
2ª Semana da Páscoa
Jo.6,1-15

Todos os Evangelhos foram compostos para serem lidos e meditados após a Páscoa, isto é, à luz do Senhor Ressuscitado.
Mas hoje, ao falar do texto da Multiplicação dos Pães, saliento que ele é particularmente adaptado a este Tempo Pascal que estamos vivendo.

Realmente é o Cristo Ressuscitado que, em ação continuada, multiplica diariamente os Pães para seus fiéis. Não qualquer Pão, mas o Pão de seu próprio Corpo, o Pão de sua realidade humana e divina. Jesus não multiplica os Pães que nós mesmos podemos multiplicar com nosso esforço e nossa inteligência - dá-nos aquele outro Pão sem o qual nós não viveríamos a Vida de Deus, e diante do qual nós somos totalmente passivos e impotentes.

O texto, nas suas entrelinhas, nos fala efetivamente do Mistério Pascal que há pouco nós celebramos com a Igreja. Depois da Multiplicação dos Pães, seus seguidores quiseram transformar Jesus em rei nacionalista, mas Ele fugiu das mãos deles e foi para um alto monte.

Devido ao fato de não ter aceitado ser transformado em rei terrestre, Jesus foi rejeitado pelos Judeus. Jesus que, após a Multiplicação dos Pães, galga sozinho uma montanha, é uma antecipação daquilo que realizaria também sozinho na colina do Calvário - sempre dentro do espírito deste evangelista - ser elevado da terra, para que todos pudessem vê-Lo e crerem em Seu nome.

A Eucaristia de que nos alimentamos é verdadeiramente dom da imortalidade e Corpo do Senhor Ressuscitado. Ao seu contato este nosso corpo - que ainda é terrestre e animal - recebe a potência e a capacidade de, um dia, com o poder que tem o Cristo de sujeitar a Si o universo, transformar-se em corpo incorruptível.

"Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna e Eu o Ressuscitarei no último dia". É com este espírito que nos lemos este texto, e é com fé que contemplamos diariamente na Igreja este Pão Multiplicado à espera daquele ou daquela que O deseja receber.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário