OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DEUS NÃO QUER CORAÇÕES INDIFERENTES.



Segunda Feira
da Oitava da Páscoa
                                                                            Mt.28,8-15
.

           Nesta segunda-feira na oitava da Páscoa - vivendo nós também as alegrias da Ressurreição de Cristo, e saboreando por antecipação a Esperança da nossa Ressurreição futura - nós nos deparamos com o texto em que São Mateus narra o fato de algumas mulheres, nas redondezas do sepulcro de Jesus, terem tido revelações celestes e se terem encontrado, finalmente, não com um morto - não com um defunto como imaginavam - mas com Aquele que está vivo. Vivo naquela realidade que chamamos Deus. Receberão por primeiro o anúncio da Páscoa e Jesus lhes dará a tarefa de irem anunciar a seus irmãos o fato inaudito e inesperado da Ressurreição.
             Estas mulheres são as primeiras Cristãs que viram a Paixão se transformar em Glória, são as primeiras Cristãs que saborearam a beleza da Ressurreição de Jesus Cristo.
          O texto, na sua sequência, traz uma cena antitética: enquanto estas mulheres alegres, felizes, não cabendo mais em si de espanto, de admiração, de temor diante do numinoso e do maravilhoso da Revelação de Deus, correm aos discípulos, os guardas do túmulo, apavorados, são obrigados, diz-nos o evangelista, a constatar a própria nulidade, o fracasso, o insucesso. Recebem, então, uma soma de dinheiro com a condição de ficarem calados - e esta era a mentira que se propalava ( = divulgava ) à época em que este Evangelho de São Mateus foi escrito, no final do século I: enquanto dormiam, o Corpo de Jesus fora roubado.
               Assim sucede até os dias de hoje. Enquanto as alegrias pascais contagiam multidões de Corações, existem outros que não têm interesse nenhum pela Ressurreição de Cristo, outros que não têm interesse nenhum no sucesso do Cristianismo, e outros ainda que tentam abafar o mais possível o seu crescimento no nosso meio. É um movimento antagônico.
             Existem, infelizmente, em todas as sociedades e na nossa também, os inimigos declarados, não apenas de Cristo, mas sobretudo do movimento do Cristianismo. De qualquer modo, Deus é maior do que os homens, e é claro que estes movimentos contrários não estão destinados a ter um acabamento na glória.
         E você, particularmente você, de que lado efetivamente se encontra? O que não pode também acontecer, é que a Ressurreição não nos diga coisa alguma, nem para o bem, nem para o mal.
         Deus não quer Corações indiferentes.(*)


c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário