OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 7 de abril de 2010

REZAR SÓ COM OS LÁBIOS NÃO VALE; MAS, TAMBÉM, COM O CORAÇÃO.



Quarta Feira da
OITAVA DA PÁSCOA
                                                                           Lc.24,13-35

Hoje é São Lucas, o evangelista, que prende a nossa atenção. O texto é longo e muito conhecido; trata-se de uma velha e antiquíssima tradição de aparição de Jesus Ressuscitado. Há dois discípulos - não se sabe bem quem são; ao que tudo indica não fazem parte das testemunhas oficiais da ressurreição - Cléofas e seu companheiro anônimo.

De se notar - e esta foi uma impressão profunda que me fez certa vez, numa palestra, meu antigo reitor e professor, o Cardeal Carlo Maria Martini. Dizia ele que estes dois discípulos recitavam com os lábios, quase à perfeição, o quérigma Cristão, quando alguém, travestido de estrangeiro, lhes pergunta o que acontecera, com efeito, naqueles dias em Jerusalém. Respondem que Jesus de Nazaré - homem de bem e famoso pelas suas palavras e pelos sinais que realizava - fora capturado, julgado, condenado e executado. A seguir, narram que algumas mulheres foram ao túmulo e ali teriam tido aparições angélicas, porque voltaram pressurosas aos seus, dizendo que Ele não estava Morto, e sim Vivo.

Estas duas pessoas recitavam plenamente aquilo que é o núcleo do Mistério Pascal e, no entanto, os seus Corações estavam tristes, resignados, completamente gelados pelo sofrimento, porque recitavam o texto com os lábios, mas não o sentiam com o Coração e, por isso, teve o forasteiro misterioso que aquecê-los internamente.

E assim acontece com muitos de nós Cristãos, dizia o velho Cardeal: "Existem muitos Cristãos que recitam o Credo com os lábios e a boca, mas não o mandam para dentro”. Se o quérigma Pascal - o anúncio da Morte e Ressurreição de Cristo - não atinge o Coração, deixa-nos absolutamente indiferentes, não nos modifica, não nos anima, não nos recria, não nos torna pessoas novas, cheias de coragem, intrépidas e capazes de anunciar por toda parte a vitória do Cristo Ressuscitado.

É preciso que, através da Oração, nós supliquemos a Deus que mande para dentro, para o íntimo dos nossos Corações, o que nós recitamos frequentemente apenas com os lábios e, então, experimentaremos nós também a alegria, o gozo, a festa que experimentaram aqueles dois, quando reconheceram - a partir do íntimo - o Senhor Jesus na fração do pão.

A assembléia eucarística dominical é um lugar apto a fazermos semanalmente esta experiência.   (*)
c /f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário